Plataforma de ensino inspirada no método Montessori
dc.contributor.advisor | Silva, Regio Pierre da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Bernardes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T02:33:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183207 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe a criação de uma plataforma de ensino de auxílio ao aluno cujo objetivo é promover o autoconhecimento e a independência do usuário a partir do uso de ferramentas de organização pessoal. O projeto é inspirado no método de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, que tem como objetivo colocar o aluno como figura central no processo de aprendizagem. O método montessoriano estimula maior independência do aluno, uma vez que se baseia na curiosidade natural da criança e tem como objetivo transformar cada experiência em uma oportunidade de aprendizado. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia Projeto E criada por Heli Meurer, que foi desenvolvida especificamente para a criação de Interfaces Gráficas Amigáveis (IGAs). Para a realização deste projeto foram realizadas pesquisas com usuários para identificação de suas necessidades, para assim elaborar um modelo funcional navegável que cumprisse com os objetivos determinados para plataforma e suprisse a necessidade dos usuários. | pt |
dc.description.abstract | The present project proposes the creation of a teaching aid platform for students whose goal is to promote the user’s self-knowledge and independence from the use of personal organization tools. The project is inspired by the teaching method created by Italian educator Maria Montessori, whose goal is to place the student in the center of the learning process. The Montessori Method stimulates greater independence of the student since it is based on the natural curiosity of the child and aims to turn each experience into a learning opportunity. For the development of this project was adopted the methodology “Project e”, created by Heli Meurer, which was developed specifically for creation of friendly graphic interfaces. In order to carry out this project, researches were carried out with users with the purpose of identifying their needs, in order to create a navigable functional model that fulfilled the goals for the platform and surpassed the user’s needs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Design | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Montessori method | en |
dc.subject | Interaction design | en |
dc.subject | Interface design | en |
dc.subject | User experience | en |
dc.title | Plataforma de ensino inspirada no método Montessori | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076434 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License