Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem
dc.contributor.author | Siqueira, Maity Simone Guerreiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte Junior, Sérgio | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Laura Baiocco | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferrari, Caroline Girardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Nichele Aloma da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T02:37:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-3335 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183062 | pt_BR |
dc.description.abstract | São muitos os estudos sobre a compreensão de expressões idiomáticas. Entretanto, ainda são raros os trabalhos sobre o tema no desenvolvimento da linguagem em língua portuguesa. Este artigo tem por objetivo apresentar a aplicação e os resultados de uma tarefa de compreensão de expressões idiomáticas em 270 participantes em três faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos). A tarefa é composta por seis itens: sentenças seguidas de uma pergunta aberta e uma pergunta fechada. A comparação das respostas nos três grupos indica um aumento gradual na compreensão de expressões idiomáticas. Além da idade, discute-se a implicação das variáveis linguísticas contexto, transparência, metaforicidade e familiaridade na compreensão do fenômeno. As análises sugerem que esse fenômeno complexo deve ser estudado levando em conta todos esses aspectos. | pt_BR |
dc.description.abstract | There are already a bulk of studies addressing idiom comprehension. However, developmental studies testing idiom comprehension in Portuguese are rare. This paper aims at presenting the results of an idiom comprehension task with 270 participants in three age groups (children, adolescents and adults). The task consists of six items: sentences followed by an open-ended question and a dichotomous one. A comparison between the three groups indicates a gradual increase in idiom comprehension. Besides age, linguistic variables such as context, transparency, metaphoricity and familiarity in the comprehension of idioms are discussed. The analyses suggest that this complex phenomenon should be studied considering all those aspects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 52, n. 3 (jul./set. 2017), p. [391]-400 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Idioms | en |
dc.subject | Expressões idiomáticas | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Figurative language comprehension | en |
dc.subject | Linguagem figurada | pt_BR |
dc.subject | Cognitive linguistics | en |
dc.subject | Psycholinguistics | en |
dc.subject | Psicolinguística | pt_BR |
dc.subject | Lingüística cognitiva | pt_BR |
dc.title | Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Idiom comprehension in the language acquisition period | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001078301 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Linguística, Letras e Artes (2690)