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dc.contributor.authorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorVidal, Leonardo Pogliapt_BR
dc.contributor.authorQuevedo, Murilo Ariel de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-03T02:36:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-6113pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183051pt_BR
dc.description.abstractEmbora cada vez mais populares, as histórias em quadrinhos ainda são pouco estudadas, em especial quando se trata da violência nelas contida. Inicialmente violentas (até por conta da influência da pulp fiction que serviu como uma de suas grandes inspirações), muitos dos seus heróis faziam o que fosse preciso para alcançar seus objetivos. De lá para cá, muito aconteceu: desde o estabelecimento de um órgão regulador do que era publicado até a criação de diversos super-heróis, com diferentes códigos de moral. Um deles, inspirado em O Médico e o Monstro (Lee, 1974, p. 75), é o Hulk, um gigante selvagem que eclode sempre que seu alter ego, o cientista Bruce Banner, se enraivece. Desde sua criação, o Hulk atuou como herói, ainda que nem sempre ele tivesse controle de suas ações. Muitas vezes, acaba se envolvendo em conflitos contra outros heróis, de modo que, em uma de suas histórias, foi exilado da Terra. Essa é a trama da minissérie Planeta Hulk. Apropriando-se da teoria de René Girard, sobre a violência e o sagrado, busca-se checar como ela se encaixa na saga da Marvel Planeta Hulk, e também de que forma a violência é mostrada ao leitor. Entendendo as histórias em quadrinhos como uma representação da sociedade em que estão inseridas, esperase verificar como essa questão se configura em uma expressão artística amplamente consumida por um público que, ao mesmo tempo em que a consome, reprime a violência.pt_BR
dc.description.abstractIn spite of their increasing popularity, comic books have not yet been sufficiently explored when it comes to academic studies about the violence they contain. Comics derive from pulp fiction, a kind of literature in which the protagonists usually do whatever it takes to reach their goals. The course of development of the genre comprises several phases, from the establishment of a regulatory body of censorship to the creation of different superheroes that follow different moral codes. One of them, Hulk – inspired in The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (Lee, 1974, p. 75) –, is a wild giant that breaks out whenever his alter ego, scientist Bruce Banner, grows angry. Hulk has been accepted as a hero ever since his creation, although he is not able to control his own actions, and often gets involved in fights against other heroes. The aim of this work is to analyze Planet Hulk, a story in which Hulk is exiled from Earth, in order to check its relation to René Girard’s ideas about sacrificial violence, and also to understand the ways in which violence is presented to the reader. Under the premise that comics can be taken as a representation of the society from which they derive, we hope to come to conclusions about the relation involving this kind of artistic expression and the reading public that consumes it so as to deal with, absorb, and repress the violence there contained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2018), p. [181]-189pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectSuper-heróipt_BR
dc.subjectMarvel Comicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPlanet Hulken
dc.subjectSacrificial violenceen
dc.subjectRené Girarden
dc.titleViolência sacrificial em Planeta Hulkpt_BR
dc.title.alternativeSacrificial violence in Planet Hulk en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078057pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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