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dc.contributor.authorDubet, Françoispt_BR
dc.contributor.authorDuru-Bellat, Mariept_BR
dc.contributor.authorVérétout, Antoinept_BR
dc.contributor.authorReuillard, Patrícia Chittoni Ramospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-28T02:35:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1517-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182917pt_BR
dc.description.abstractA escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitude das desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões. A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentar ou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo, essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.pt_BR
dc.description.abstractSchool reproduces social inequalities everywhere as it is more favorable to already advantaged pupils. This is, however, a too general “law” for explaining the large variations revealed by international comparisons in the amplitude of this reproduction. Relying upon these studies, this paper shows first that these variations cannot be explained directly by the amplitude of social inequalities. In order to explain them, two other factors must be raised. The first one concerns the organization of the school systems, which may either widen or mitigate the impact of pupils’ social background on their academic achievement. The second one concerns the influence of diplomas on access to various social positions. The paper shows that the more diplomas play a deciding role, the more pronounced are school inequalities and the more acute is the reproduction of social inequalities. Finally, it is not only what is produced in school and through its operation that determines the amplitude of the reproduction, but the own role attributed to school by the various societies. This study achieved on a sample of countries stands at an aggregate level, and some qualitative complementary studies would be very useful for better understand how social reproduction operates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociologias. Porto Alegre. Vol. 14, n. 29 (jan./abr. 2012), p. 22-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subjectSchool inequalitiesen
dc.subjectSocial inequalitiesen
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.subjectEducational systemen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectSocial reproductionen
dc.subjectDiplomasen
dc.subjectInternational comparisonen
dc.titleAs desigualdades escolares antes e depois da escola : organização escolar e influência dos diplomaspt_BR
dc.title.alternativeUpstream and downstream school inequalities: school organization and diplomas influenceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000829526pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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