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dc.contributor.authorPereyron, Letíciapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-27T02:34:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2178-3640pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182860pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (de BOT, 2017), investiga a premissa de que uma mudança em qualquer parte do sistema linguístico pode gerar alterações nas demais partes. Conduziu-se um estudo longitudinal com um aprendiz trilíngue, residente no Brasil, falante de espanhol (L1), inglês (L2) e português (L3). Tal estudo contou com instrução formal por 4 meses, de base comunicativa e articulatória, acerca das vogais médias baixas do Português Brasileiro (L3). Visou-se a causar uma modificação acelerada no sistema fonético-fonológico de L3 do aprendiz, para se verificar se tal modificação ocasionaria efeitos sobre a L1 e L2. As coletas contaram com listas de palavras nas três línguas referidas e ocorreram anteriormente, durante e ao término da instrução formal, totalizando 5 coletas. Os achados deste estudo longitudinal evidenciaram que as alterações no português (L3) causaram modificações na produção vocálica dos demais sistemas, devido à interconexão dos sistemas do falante multilíngue.pt
dc.description.abstractFollowing a Complex Dynamic System account (de Bot, 2017), this study addresses the assumption that changes in an additional language system may account for the co-occurrence of changes in the previously learned languages. Departing from this assumption, a longitudinal study was conducted with a learner (L1 Spanish) who had been residing in Brazil (L2: English; L3: Brazilian Portuguese) at the time of the study. The instruction took place throughout 4 months and had a communicative and articulatory approach on the Portuguese open vowels. The data collections consisted of recordings of the reading of word lists in the three languages, conducted before, during and after the instructional period, totaling 5 recordings. The findings of the longitudinal study provided evidence to the premise that alterations in the L3 system (Brazilian Portuguese), accelerated by formal instruction, may cause alterations in the production of the vowels of the other languages, due to the interrelation among the language systems of this multilingual speaker.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (Jan./June 2018), p. [167]-189pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultilingualismen
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectTrilingual developmenten
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLanguage transferen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectComplex dynamic systemsen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleEfeitos da instrução articulatória das vogais médias baixas do português (L3) no espanhol (L1) e no inglês (L2) : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeEffects of articulatory instruction concerning the low mid vowels of Portuguese (L3) on Spanish (L1) and English (L2) : a case studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077976pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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