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dc.contributor.authorScherer, Fabiano de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorAzolin, Beatriz Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Fernando Carlinipt_BR
dc.contributor.authorParolin, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:37Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182578pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata e analisa, no contexto acadêmico, a aplicação de uma metodologia centrada no usuário (Human-Centered Design – HCD), elaborada pela empresa IDEO, no desenvolvimento de uma linha de mobiliário que atenda as necessidades dos programas do governo federal Minha Casa, Minha Vida e Minha Casa Melhor. As etapas da metodologia, ouvir (Fase de Descoberta), criar (Fase de Ideação) e implementar (Fase de Prototipagem), assim como ferramentas específicas de pesquisa, geração e seleção de alternativas, foram empregadas resultando em um produto com diversas funções. O uso de uma metodologia desta natureza justifica-se ao, inicialmente, desenvolver empatia e entender os potenciais usuários, para então experimentar e validar ideias de forma colaborativa em escalas progressivas. O estudo e, principalmente, a correta reformulação do problema tomam papel prioritário no processo, garantindo os alicerces para uma geração de alternativas fundamentada e centrada nas demandas e realidade do usuário. O resultado - Sistema MTO (abreviação para a palavra “muito”) - configura-se como uma resposta à frustração na compra de mobiliário de baixo-custo ao apresentar-se como uma alternativa acessível financeiramente, bastante versátil e esteticamente desejável. Salienta-se também que foram projetados a identidade visual e o sistema expositivo, criados para a divulgação e comercialização do produto.pt
dc.description.abstractThis paper report and analyze, in the academic context, the application of a Human-Centered Design (HCD,) methodology developed by IDEO, in the development of a line of furniture that meets the needs of federal government programs Minha Casa, Minha Vida and Minha Casa Melhor. The stages of the methodology, listening (Discovery Phase), creating (Ideation Phase) and implementing (Prototyping Phase), as well as specific tools of research, generation and selection of alternatives, were employed resulting in a product with several functions. The use of such a methodology is justified by initially developing empathy and understanding of potential users, then experimenting and validating ideas in a collaborative way on progressive scales. The study and, mainly, the correct reformulation of the problem take priority role in the process, guaranteeing the foundations for a generation of alternatives based and focused on the demands and reality of the user. The result - MTO System - is a response to frustration in the purchase of low-cost furniture by presenting itself as a financially accessible yet quite versatile and aesthetically desirable alternative. It is also emphasized that the visual identity and the exhibition system were designed, created to promote and commercialize the product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 14 (2017), p. 135-146pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectUser-Centered Designen
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectFurniture Designen
dc.subjectMobiliário : Designpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectPesquisa em designpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma linha de mobiliário por meio de uma metodologia de design centrada no usuáriopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a furniture line through a user-centered design methodology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076132pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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