Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Joao Batista Teixeira dapt_BR
dc.contributor.authorShaw, Gisele Soares Lemospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182573pt_BR
dc.description.abstractA compreensão da complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação diferenciada, que promova a interconexão de saberes e a capacidade de resolver problemas provindos dessa realidade. Para isso, é preciso investir na formação interdisciplinar de licenciandos e de professores que auxiliem seus alunos a compreender e a tratar criticamente questões trazidas pela sociedade complexa. Como não existe uma teoria geral da interdisciplinaridade, ou modelos de práticas interdisciplinares a ser seguidos, é preciso que os licenciandos construam seu percurso formativo pelas habilidades de reflexão na ação e reflexão sobre a ação, além do desenvolvimento do pensamento interdisciplinar. Considerando as potencialidades da pesquisa no ensino como eficiente mecanismo de formação crítica docente investigamos as contribuições da pesquisa no ensino para a formação interdisciplinar de licenciandos. Para isso, desenvolvemos um trabalho de Pesquisação junto a doze licenciandos em ciências da natureza no âmbito de uma proposta formativa interdisciplinar, pautada no protagonismo desses sujeitos como pesquisadores de seu ensino e da aprendizagem de seus alunos. O ciclo da Pesquisação envolveu dois grupos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), sendo o grupo 1 composto por licenciandos participantes da disciplina Estágio I e o grupo 2 formado por licenciandos participantes da disciplina Docência em Ciências: cultura escolar e cultura científica. Os dois grupos realizaram pesquisa no ensino à medida que desenvolveram práticas potencialmente interdisciplinares. Enquanto os licenciandos do grupo 1 promoveram sequências didáticas e oficinas pedagógicas durante o estágio, os licenciandos do grupo 2 realizaram oficinas pedagógicas ao final da disciplina. As atividades foram realizadas nas escolas campo e também na universidade. Os dados foram coletados por meio de questionários, produções dos licenciandos, relatórios de estágio, aulas videogravadas, observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdos e por análise textual discursiva. Os resultados da investigação compuseram dez artigos científicos, apresentados nessa tese. A análise desses resultados indicou que a pesquisa no ensino auxiliou os licenciandos na aquisição habilidades de resolução de problemas e no estabelecimento de conexões disciplinares.pt
dc.description.abstractThe understanding of the complexity of knowledge and reality requires a differentiated education that promotes the interconnection of knowledge and the ability to solve problems stemming from this reality. For this, it is necessary to invest in the interdisciplinary formation of graduates and teachers who help their students to understand and critically treat issues brought about by the complex society. Since there isn’t general theory of interdisciplinarity, or models of interdisciplinary practices to be followed, it is necessary for the graduates to build their formative course through the skills of reflection in action and reflection on action, besides the development of interdisciplinary thinking. Considering the potential of teaching research as an efficient mechanism of critical teacher training we investigate the contributions of research in teaching to the interdisciplinary training of undergraduates. For this, we have developed a research work with twelve graduates in the natural sciences within the scope of an interdisciplinary training proposal, based on the protagonism of these subjects as researchers of their teaching and the learning of their students. The research cycle involved two student groups from the Federal University of the Valley of São Francisco (UNIVASF), group 1 being composed of graduates participating in the Internship I course and group 2 graduated in the discipline Teaching in Sciences: school culture and scientific culture. Both groups conducted research in teaching as they developed potentially interdisciplinary practices. While group 1 graduates promoted didactic sequences and pedagogical workshops during the internship, group 2 graduates held pedagogical workshops at the end of the course. The activities happened in the field schools and also in the university. We collected data through questionnaires, graduates' productions, internship reports, video lessons, participant observation and interviews. We analysed the data through content analysis and discursive textual analysis. The results of the research comprised ten scientific articles presented in this thesis. The analysis of these results indicated that research in teaching helped the graduates in the acquisition of problem solving skills and in the establishment of disciplinary connections.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectResearch in Teachingen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectScience teachingen
dc.titleA pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeThe research in teaching and its contributions for the interdisciplinary training of licenses in natural sciences en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001075383pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples