Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDickel, Marlei Taispt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182506pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the potential of dynamic geometry environments for the construction of isometry concepts. We discuss the role of the drag action in the manipulation of dynamic isometry activities using GeoGebra. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities solved by students of the 3rd year of High School, of the Public Network, based on the Theory of Cognitive Technologies and in the cognitive analyzes of the drag. The results point to the initial understanding of concepts that involve the isometries, which arise from manipulation in software, in the form of movement of dragging, leading to the construction of mathematical thoughts in conjunction with technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIsometriesen
dc.subjectIsometriaspt_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectTecnologia educacional : Ambiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectCognitive Technologiesen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDynamic Geometryen
dc.titleIsometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples