Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:37Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1516-5159pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182433pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo toma como centro o modo como Theodor Adorno define a mediação entre arte e sociedade. O passo seguinte é verificar o modo como essa categoria aparece em diversos ensaios do autor: ensaio como forma; palestra sobre lírica e sociedade; posição do narr ador no romance contemporâneo entre outros. O interesse é evidenciar o movimento de leitura de Adorno, que, ao estabecer a primazia do objeto, desentranha a mediação do próprio objeto e impede a recepção imediata da obra de arte.pt
dc.description.abstractThe present study focuses on how Theodor Adorno defines mediation between Ar t and Society and tries to follow up how this category appears in some of this author’s essays (“The essay as a form”, “On Lyric Poetry and Society”, “The Position of the Narr ator in the contemporary novel”, among others). The interest, here, is to show Adorno’s reading movement, which, establishing the object’s primacy, reveals the object’s mediation and prevents the art piece’s immediate reception.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVia Atlantica. São Paulo, SP. N. 13 (2008), p. 99-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediationen
dc.subjectAdorno, Theodor Wiesengrund, 1903-1969pt_BR
dc.subjectTheodor adornoen
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCritical theoryen
dc.titleSobre a categoria da mediação em Adornopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000723809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples