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dc.contributor.authorLohmann, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Ana Taispt_BR
dc.date.accessioned2018-09-18T02:30:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-0943pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182144pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.pt_BR
dc.description.abstractThis work is located in the border areas of communication, photography and imaginary studies. We assume that the photographs taken from the Instagram app and the LOMO cameras reached great popularity due to its aesthetic similarity. In order to achieve this work, we did a thorough analysis of these two tools, their modes of creation and enjoyment aby influential Theorists of the Imaginary and communication theories. In the literature, we use the mitodologia to check the recourent symbolic images and imaginary schemes that guide these tools and their constellations of images. We found that the aesthetic similarity between the two tools would be only a potentiality, since Instagram users do not have as motor drive the search for aesthetics, but the click – publish – impress, guided by technique. Thus, it was possible to locate Instagram as a model of what would be a Communicational Imaginary, guided by the imaginary Heroic Regime, characterized by Titanism and the deaesthetization while lomography would stand in the opposite polarity, guided by Mystic Regime and the aesthetic pursuit, and a natural balancing of the imaginary itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 239-261pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLomografiapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectInstagramen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectLomographyen
dc.titleLomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacionalpt_BR
dc.title.alternativeLomography and Instagram : traces of a communicational imaginaryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076654pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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