Um olhar para o efeito-texto : a mudança da posição-sujeito da escrita à reescrita de textos na universidade
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Outro título
A look at the text-effect : the change in subject position from writing to rewriting of texts at university
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a mudança de posição-sujeito no processo de escrita e reescrita de textos no contexto acadêmico. A partir da perspectiva da Análise do Discurso de base pecheutiana, cuja unidade de análise é o texto, busca-se lançar um olhar para o efeito da relação entre sujeito-língua-história, visto que o ponto de vista do analista do discurso não visa a desvendar o que o texto quer dizer, mas como o texto significa. Desse modo, considera-se que o sentido do texto é efeit ...
O objetivo deste trabalho é discutir a mudança de posição-sujeito no processo de escrita e reescrita de textos no contexto acadêmico. A partir da perspectiva da Análise do Discurso de base pecheutiana, cuja unidade de análise é o texto, busca-se lançar um olhar para o efeito da relação entre sujeito-língua-história, visto que o ponto de vista do analista do discurso não visa a desvendar o que o texto quer dizer, mas como o texto significa. Desse modo, considera-se que o sentido do texto é efeito de um processo de significação, que, neste trabalho, se instaura entre a escrita e a reescrita de textos na universidade, a partir do qual se tecem os sentidos do discurso emergidos pelo efeito-texto. Da escrita à reescrita, o aluno (re)inscreve-se na inter-relação entre sujeito-língua-história, que se manifesta no texto, e revela uma mudança de “tomada de posição” – pela qual o sujeito se contrapõe aos saberes organizados no interior de determinada formação discursiva –, desconstruindo-os e reconstruindo-os no processo de subjetivação da reescrita. Nesse espaço de ressignificação discursiva, os sentidos se repetem e se deslocam para outros sentidos, para novas posições na linguagem, e esse olhar significa o estudo do texto em sala de aula. ...
Abstract
This academic paper aims to discuss the subject position change in the process of writing and rewriting texts in the academic context. From the pecheutiana Analysis discourse perspective, whose unit of analysis is the text, it’s sought to understand the effect of the relation between subject-language-history, since discourse analyst’s point of view does not aim to discover what a text is, but rather what it means. Thus, we considered that the meaning of a text is an effect of the signification ...
This academic paper aims to discuss the subject position change in the process of writing and rewriting texts in the academic context. From the pecheutiana Analysis discourse perspective, whose unit of analysis is the text, it’s sought to understand the effect of the relation between subject-language-history, since discourse analyst’s point of view does not aim to discover what a text is, but rather what it means. Thus, we considered that the meaning of a text is an effect of the signification process, which, in this study, is established between writing and rewriting texts at university, from which emerges the meanings of discourse through the text-effect. From writing to rewriting, the student is (re)inscribed in the interrelation between subject-language-history that is manifested in the text, and reveals a change of "positioning" - by which the subject is opposed to the organized knowledge within a certain discursive formation -, deconstructing them and reconstructing them in the process of subjectification of the rewriting. In this space of discursive resignification, the meaning are repeated and moved to other senses, to new positions in language, and this look means the study of the text. ...
Contido em
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 64 (2018), p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License