Do campo acadêmico da Comunicação ao arquipélago dos estudos de mídia?
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Data
2018Autor
Tipo
Outro título
From the academic field of communication to the media studies archipelago?
Assunto
Resumo
O artigo dá conta dos principais estágios por meio dos quais se construiu o entendimento a respeito da forma e sentido dos estudos de comunicação. Os primeiros passos propõem esclarecimentos preliminares acerca do conceito de comunicação e apontam como se deu sua emergência. As seções centrais mostram como se transitou do paradigma clássico para sua contestação em termos pós-paradigmáticos. A conclusão sugere que, à luz dessa recapitulação, conviria, quem sabe, usar a metáfora do arquipélago, e ...
O artigo dá conta dos principais estágios por meio dos quais se construiu o entendimento a respeito da forma e sentido dos estudos de comunicação. Os primeiros passos propõem esclarecimentos preliminares acerca do conceito de comunicação e apontam como se deu sua emergência. As seções centrais mostram como se transitou do paradigma clássico para sua contestação em termos pós-paradigmáticos. A conclusão sugere que, à luz dessa recapitulação, conviria, quem sabe, usar a metáfora do arquipélago, em vez da do campo, para resumir o entendimento epistemológico dessa área da atividade acadêmica. ...
Abstract
This article reports the main stages through which the understanding of the form and meaning of communication studies was constructed. At first it proposes a preliminary analysis of the concept of communication and points out how its emergence occurred. Following this it shows how we move from the classical paradigm to its post-paradigmatic questioning. In conclusion it suggests that seeing the matter according this recapitulation, it would be better, perhaps, to use the metaphor of the archipe ...
This article reports the main stages through which the understanding of the form and meaning of communication studies was constructed. At first it proposes a preliminary analysis of the concept of communication and points out how its emergence occurred. Following this it shows how we move from the classical paradigm to its post-paradigmatic questioning. In conclusion it suggests that seeing the matter according this recapitulation, it would be better, perhaps, to use the metaphor of the archipelago, rather than the field one, to summarize and express our epistemological understanding of this area of academic activity. ...
Contido em
Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 3-15
Origem
Nacional
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