Uma análise da subjetividade na indexação de obras de literatura infanto-juvenil em bibliotecas escolares
dc.contributor.advisor | Gabriel Junior, Rene Faustino | pt_BR |
dc.contributor.author | Conceição, Luciane da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-15T02:57:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182045 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a subjetividade no processo de indexação de livros de literatura infanto-juvenil em bibliotecas escolares na era dos catálogos online; após identifica na literatura científica o referencial teórico sobre a subjetividade na indexação e leitura técnica de documentos; após identifica bibliotecas escolares que disponibilizem online e tenham catalogadas obras de literatura infanto-juvenil; após, o estudo prevê a entrevista dos responsáveis pela indexação nas bibliotecas selecionadas. Em outro momento, analisa o processo de indexação de obras de literatura infanto-juvenil pelos bibliotecários em bibliotecas escolares. Ainda, identifica como se dá o domínio do conhecimento através da linguagem apresentada a partir da Linguística como uma breve descrição sobre a linguagem e como essa poderá ser concebida enquanto representação de pensamentos; após breve consideração de literatura a partir da Teoria Literária a respeito um resumo conceitual de literatura enquanto gênero; seguindo esta linha de pensamento, apresenta a literatura infanto-juvenil os assuntos relacionados dentro de seu gênero. Ainda, apresenta o conceito de subjetividade e por fim como a subjetividade pode apresentar-se presente no processo de indexação de obras de Literatura Infantil e por fim exemplos de obras de literatura infantil que sofreram alguma intervenção decorrente do entendimento semântico sobre assuntos presentes no mesmo modo. Como metodologia adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Conclui registrando a obtenção de todos os objetivos alcançados, sugerindo estudos futuros no que tange o processo de análise da subjetividade de obras de literatura infanto-juvenil. | pt |
dc.description.abstract | The present study intends to verify the subjectivity in indexation process of infant literature books in school libraries of online catalog age; after identifying scientific literature the theoretical reference about subjectivity in indexing and technical reading of documents; after identifying school libraries that make available online and have catalogued these youth literature works; after this study prevents the responsible interview of people responsible for the indexing in the selected libraries. In other moment, analyze the indexing process of infant literature book for librarians in school libraries. Also, identify how it happens the knowledge dominium through the language presented after Linguistics as a brief description about language and how it can be conceived while thought representation; after a brief consideration of Literature after renewed concepts of Literary Theory as a conceptual abstract while gender; after and following a thought line, it is also be presents the concept of subjectivity and by the end how subjectivity can present itself in indexing process of Infant Literature and by the end some examples of youth literature that suffered any intervention resulting semantic understanding about issues present likewise. As methodology It adopts the qualitative methodology in exploratory manner, being a documental research. It concludes registering the scope in all objectives, suggesting future studies concerning the analyses of subjectivity in youth literature. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Indexação (Biblioteconomia) | pt_BR |
dc.subject | Indexation | en |
dc.subject | School libraries | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Youth literature | en |
dc.subject | Subjectivity | en |
dc.title | Uma análise da subjetividade na indexação de obras de literatura infanto-juvenil em bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073833 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Biblioteconomia (816)