Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorMartinez, Thayná dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:28Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182037pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar de que forma a Biblioteca Carla Timmers Dias, do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, influência no desenvolvimento de competências e habilidades informacionais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, bem como do desenvolvimento da consciência cidadã dos mesmos. O trabalho foi elaborado e analisado à luz da obra de Carol Kuhlthau. E para atingir os objetivos, a lista de habilidades de localização e interpretação foi utilizada para basear as questões levantadas no grupo focal realizado com duas turmas, T3 (que equivale à quarto e quinto ano do ensino básico regular) e T6 (que equivale à oitavo e nono ano do ensino básico regular) da modalidade EJA. Foi realizada também, uma entrevista com as responsáveis pela biblioteca, para verificar se as mesmas acreditam que a competência informacional faça diferença na vida dos alunos da educação de jovens e adultos. O estudo conclui que, mesmo com as limitações, os alunos das T3 e T6 do CMET Paulo Freire, possuem habilidades básicas e vitais para a utilização da biblioteca, e mesmo que as responsáveis pela biblioteca não sejam bibliotecárias, existem ações, oficinas e projetos que demonstram a preocupação em tornar o espaço atrativo e capaz de desenvolver ações de letramento informacional e de promoção da igualdade social e cidadania.pt
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the Carla Timmers Dias Library, of the Municipal Center for Education of Workers Paulo Freire, influences the development of skills and informational abilities of students of Youth and Adult Education, as well as the development of citizen awareness of them. The work was elaborated and analyzed in the light of the work of Carol Kuhlthau. To achieve the objectives, the list of localization and interpretation skills was used to base the questions raised in the focus group with two classes, T3 (which is equivalent to the fourth and fifth year of regular primary education) and T6 (which is equivalent to eighth and ninth year of regular primary education) of the EJA modality. An interview was also conducted with those responsible for the library to verify if they believe that informational competence makes a difference in the lives of students in the education of youth and adults. The study concludes that, even with the limitations, students of T3 and T6 of the CMET Paulo Freire, have basic and vital skills for the use of the library, and even if those responsible for the library are not librarians, there are actions, workshops and projects that demonstrate the concern to make space attractive and capable of developing literacy actions information and promotion of social equality and citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInformational Competenceen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInformation Literacyen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectSchool Libraryen
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.titleCompetência informacional na EJA : a influência da biblioteca Carla Timmers Dias para os alunos do CMET Paulo Freire de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples