Competência informacional na EJA : a influência da biblioteca Carla Timmers Dias para os alunos do CMET Paulo Freire de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinez, Thayná dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-15T02:57:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182037 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar de que forma a Biblioteca Carla Timmers Dias, do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, influência no desenvolvimento de competências e habilidades informacionais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, bem como do desenvolvimento da consciência cidadã dos mesmos. O trabalho foi elaborado e analisado à luz da obra de Carol Kuhlthau. E para atingir os objetivos, a lista de habilidades de localização e interpretação foi utilizada para basear as questões levantadas no grupo focal realizado com duas turmas, T3 (que equivale à quarto e quinto ano do ensino básico regular) e T6 (que equivale à oitavo e nono ano do ensino básico regular) da modalidade EJA. Foi realizada também, uma entrevista com as responsáveis pela biblioteca, para verificar se as mesmas acreditam que a competência informacional faça diferença na vida dos alunos da educação de jovens e adultos. O estudo conclui que, mesmo com as limitações, os alunos das T3 e T6 do CMET Paulo Freire, possuem habilidades básicas e vitais para a utilização da biblioteca, e mesmo que as responsáveis pela biblioteca não sejam bibliotecárias, existem ações, oficinas e projetos que demonstram a preocupação em tornar o espaço atrativo e capaz de desenvolver ações de letramento informacional e de promoção da igualdade social e cidadania. | pt |
dc.description.abstract | This work aims to analyze how the Carla Timmers Dias Library, of the Municipal Center for Education of Workers Paulo Freire, influences the development of skills and informational abilities of students of Youth and Adult Education, as well as the development of citizen awareness of them. The work was elaborated and analyzed in the light of the work of Carol Kuhlthau. To achieve the objectives, the list of localization and interpretation skills was used to base the questions raised in the focus group with two classes, T3 (which is equivalent to the fourth and fifth year of regular primary education) and T6 (which is equivalent to eighth and ninth year of regular primary education) of the EJA modality. An interview was also conducted with those responsible for the library to verify if they believe that informational competence makes a difference in the lives of students in the education of youth and adults. The study concludes that, even with the limitations, students of T3 and T6 of the CMET Paulo Freire, have basic and vital skills for the use of the library, and even if those responsible for the library are not librarians, there are actions, workshops and projects that demonstrate the concern to make space attractive and capable of developing literacy actions information and promotion of social equality and citizenship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Informational Competence | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Information Literacy | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.subject | School Library | en |
dc.subject | Youth and Adult Education | en |
dc.title | Competência informacional na EJA : a influência da biblioteca Carla Timmers Dias para os alunos do CMET Paulo Freire de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073902 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Biblioteconomia (811)