Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorCanabarro, Aline Alves Antunespt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182017pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental.pt
dc.description.abstractThis study presents the objectives and the important role of the school library to attract and train readers while promoting the development of informational skills. It presents results from a research on the analysis of the informational skills of the fourth year students of the Parthenon Adventist College POA - RS. Identifies the informational skills of students, according to Carol Kuhlthau theory. Identifies the localization skills of the reference collection, search for subjects in the catalog and in the bookshelves by the call number. Analyzes the abilities of interpretation regarding the elements of the books, as the search for subjects in encyclopedias and synthesis of the information. Checks student satisfaction with library usage. It presents the results of the analysis in light of the information skills development program proposed by Kuhlthau, with data that were obtained from the focal group technique. It verifies that these students have not previously participated in a user education program and are not developing their informational skills as it is possible to develop. Describes an existing user education project in the library and suggests activities to enhance the project. It recommends the immediate start of a program of activities to promote this development of skills and the extension of the user education service adapted for all ages in elementary education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectCarol Kuhlthau theoryen
dc.subjectEducation of usersen
dc.subjectDevelopment of informational skillsen
dc.titleEstudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Fernanda Bochi dospt_BR
dc.identifier.nrb001073730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem