Show simple item record

dc.contributor.advisorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorConceição, Ronaldo Nobre dapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182008pt_BR
dc.description.abstractAs tartarugas marinhas pertencem a uma das mais antigas linhagens de répteis vivos, tendo um papel de suma importância na cadeia alimentar. Apesar disso, nos dias de hoje, suas populações se encontram ameaçadas devido à ação antrópica, como a poluição e a pesca acidental. Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos de Ensino Médio do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), assim como avaliar a eficácia dos métodos educativos utilizados no presente trabalho sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Foi realizado no período de março e abril de 2018, em quatro Escolas de quatro cidades do Litoral Norte do RS: Capão da Canoa, Osório, Imbé e Tramandaí, sendo duas Públicas e duas Privadas. Os alunos cursavam segundos e terceiros anos do Ensino Médio, tendo idades que variavam entre 15 e 19 anos, totalizando 108 participantes. Mediante a aplicação de questionários, não nominais quali-quantitativos com questões fechadas de múltipla escolha, semiabertas e uma questão aberta, sobre aspectos da biologia e da conservação destes animais, os participantes demonstraram seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Após a aplicação do mesmo foi realizada uma visita monitorada ao Museu de Ciências Naturais do Ceclimar – MUCIN, a fim de ilustrar e elucidar o ecossistema da região, suas relações com o homem e suas problemáticas. Na sequência, foi realizada uma palestra com conteúdo teórico expositivo sobre a importância de se preservar as tartarugas marinhas e, por fim, o último questionário com objetivo de avaliar o progresso da Percepção Ambiental dos alunos após as atividades. Tendo por base as respostas, pode-se inferir que os alunos apresentaram um nível mediano de conhecimento prévio sobre o tema, porém um excelente aprendizado após a execução das atividades. Ficou evidente a necessidade de atividades neste contexto, tanto de avaliação do conhecimento dos alunos, como de desenvolvimento de ações que divulguem o conhecimento acadêmico para a sociedade. Observaram-se inúmeras dúvidas dos alunos, com destaque para a importância das tartarugas marinhas e a ameaça sofrida por esses animais. As atividades práticas no Museu despertaram a curiosidade e interesse dos jovens para o tema e para as ciências naturais, com uma nova visão a respeito de suas ações cotidianas e o quanto estas influenciam no bem estar do meio ambiente. Foi um processo de conscientização e sensibilização, gerando uma reflexão sobre sua conservação.pt
dc.description.abstract Afterwards, a lecture was held with theoretical expository content on the importance of preserving sea turtles and, finally, the last questionnaire to evaluate the progress of the students' Environmental Perception after the activities. Based on the answers, it can be inferred that the students presented a medium level of previous knowledge about the subject, but an excellent learning after the execution of the activities. It was evident the need for activities in this context, both to evaluate students' knowledge and to develop actions that disseminate academic knowledge to society. Numerous questions were raised by the students, highlighting the importance of sea turtles and the threat posed by these animals. Practical activities at the Museum have aroused young people's curiosity and interest in the theme and the natural sciences, with a new vision regarding their daily actions and how they influence the well-being of the environment. It was a process of awareness raising and awareness, generating a reflection on its conservation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepcao ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSea turtleen
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectTartarugas marinhaspt_BR
dc.subjectImportance ecologyen
dc.titlePercepção ambiental de alunos do ensino médio no litoral norte do Rio Grande do Sul, em relação à biologia e conservação de tartarugas marinhas (REPTILIA: TESTUDINES), Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTrigo, Cariane Campospt_BR
dc.identifier.nrb001075859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Ênfase em Biologia Marinha e Costeira: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record