Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRenner, Aline Gabriellept_BR
dc.date.accessioned2018-09-13T02:31:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2595-4067pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181920pt_BR
dc.description.abstractEste artigo problematiza os formatos da atual produção ficcional feita exclusivamente para a web a partir daqueles já consagrados e utilizados no cinema e na televisão. Os mapeamentos realizados pelo Grupo de Pesquisa Processos Audiovisuais (PROAv/UFRGS) permitiram perceber que há dois modelos de apresentação do audiovisual ficcional que se destacam, e que classificamos como: webséries e unitários. Os unitários em geral são de curta-duração (entre dez e quinze minutos) e esquetes cômicos de curtíssima duração (entre dois e seis minutos). No entanto, a variabilidade de nomenclaturas utilizadas na indexação desses materiais torna difícil, muitas vezes impossível, a sua detecção num mapeamento, gerando opacidade sobre o sentido da produção em si. Daí a necessidade de se tensionar essa produção audiovisual a partir do formato, analisando suas durações e as características de apresentação, sua indexação e o modo como isso afeta o consumo de ficção a partir de telas móveis.pt
dc.description.abstractThis paper aims to problematize the formats of the current fictional production made exclusively for the internet, from the already established formats made for cinema and television. The mappings carried out by the Grupo de Pesquisa Processos Audiovisuais (PROAv/UFRGS) allows us to perceive that there are two models of fictional audiovisual presentation that stand out, which we classify as webseries and unitaries. The unitaries can be of short duration (between ten and fifteen minutes) and comic sketches (between two and six minutes). However, the variability of nomenclatures used to index this material poses an obstacle to its identification in a mapping, generating opacity about the meaning of the production itself. Hence the need to problematize this audiovisual production focusing on its format, as much to analyze its durations and presentation characteristics, its indexation and the way it affects the consumption of fiction trough mobile screens.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Economia Criativa e da Cultura. Porto Alegre, RS. Núcleo de Economia Criativa e da Cultura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 29-46pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectAudiovisual for the weben
dc.subjectFictionen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectWebseriesen
dc.subjectUnitariesen
dc.titleA produção audiovisual ficcional para web : formas e formatospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074607pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples