O colecionismo sobre histórias em quadrinhos: a legitimação de uma cultura pop em patrimônio
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2018Author
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Abstract in Portuguese
Este trabalho de Conclusão de Curso se propôs a investigar o colecionismo do universo das HQs, bem como a transformação desses objetos em patrimônio da cultura pop mundial. A investigação deteve-se no entendimento da formação das coleções de quadrinhos e nos sujeitos que validam esses objetos como patrimônio cultural. Para o embasamento teórico do trabalho, conceitos como coleção, mercado da cultura e consumo consumista contribuíram para a reflexão em torno da comercialização, do colecionismo e ...
Este trabalho de Conclusão de Curso se propôs a investigar o colecionismo do universo das HQs, bem como a transformação desses objetos em patrimônio da cultura pop mundial. A investigação deteve-se no entendimento da formação das coleções de quadrinhos e nos sujeitos que validam esses objetos como patrimônio cultural. Para o embasamento teórico do trabalho, conceitos como coleção, mercado da cultura e consumo consumista contribuíram para a reflexão em torno da comercialização, do colecionismo e da popularização do universo das HQs. O processo metodológico compreendeu análise documental e bibliográfica, com consulta de livros, teses, dissertações, artigos e sites para compreender as características dos colecionadores de gibis, os indícios da formação dessas coleções e o mercado contemporâneo que fomenta o colecionismo, bem como a realização de entrevistas estruturadas com colecionadores de HQs, contato que permitiu explorar evidências da dinâmica dos colecionadores com suas coleções e os valores atribuídos a esses bens. O trabalho ressaltou o crescimento do consumo e o marketing das materialidades ligadas aos quadrinhos. Livrarias, feiras e lojas especializadas surgiram para suprir as necessidades dos colecionadores e consumidores de HQs. Este trabalho também apresenta dados coletados de colecionadores de gibis e de pesquisas sobre quem são os agentes da crescente popularização das HQs no Brasil. Conclui que a relação entre o consumo de quadrinhos e o mercado da cultura favorece a popularização e a valoração desses objetos e, que nesse processo, há a legitimação dessa materialidade como patrimônio cultural. ...
Abstract
This work of Conclusion of Course has set out to investigate the collectivism of the universe of comics, as well as the transformation of these objects into patrimony of the world pop culture. The investigation focused on the understanding of the formation of the comic collections and on the subjects that validate these objects as cultural patrimony. For the theoretical basis of the work, concepts such as collection, culture market and consumer consumption contributed to the reflection on the c ...
This work of Conclusion of Course has set out to investigate the collectivism of the universe of comics, as well as the transformation of these objects into patrimony of the world pop culture. The investigation focused on the understanding of the formation of the comic collections and on the subjects that validate these objects as cultural patrimony. For the theoretical basis of the work, concepts such as collection, culture market and consumer consumption contributed to the reflection on the commercialization, collecting and popularization of the universe of comics. The methodological process comprised documentary and bibliographic analysis, with consultation of books, theses, dissertations, articles and websites to understand the characteristics of comic book collectors, the evidence of the formation of these collections and the contemporary market that promotes collecting, as well as the accomplishment of structured interviews with collectors of comics, a contact that allowed to explore the evidence of the dynamics of collectors with their collections and the values attributed to these goods. The work highlighted the growth in consumption and marketing of comic book material. Bookstores, fairs and specialty shops have come up to meet the needs of collectors and consumers of comics. This work also presents data collected from comic book collectors and research on who are the agents of the growing popularization of comics in Brazil. It concludes that the relationship between comic consumption and the culture market favors the popularization and valuation of these objects and that in this process there is the legitimation of this materiality as cultural heritage. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
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