Miguilim, uma surra em todos nós?
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Date
2017Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos uma representação moderna que traz subjetivação complexa e o ponto de vista de uma criança, através dos quais se apresenta uma matéria arcaica, a vida de um menino em uma fazenda remota do sertão mineiro. Na narrativa de iniciação, as etapas (doença, sofrimento, perda...) t ...
Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos uma representação moderna que traz subjetivação complexa e o ponto de vista de uma criança, através dos quais se apresenta uma matéria arcaica, a vida de um menino em uma fazenda remota do sertão mineiro. Na narrativa de iniciação, as etapas (doença, sofrimento, perda...) tendem a ser subsumidas como partes da trajetória. Há uma cena de violência extrema, no entanto, quando o pai agride o filho, que se singulariza como cicatriz não superável para se tornar etapa necessária na formação. ...
Abstract
In Campo Geral, the first novel of Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, there is a tension between modern fiction and the archaic narrative, as well as between naivete and maturity. In the character of Miguilim, we find a modern representation of a complex subjectivation and a point of view of a child through which presents an archaic matter, the life of a boy on a distant farm in the hinterland of Minas Gerais. In the narrative of initiation, the stages (illness, suffering, loss ...) tend to ...
In Campo Geral, the first novel of Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, there is a tension between modern fiction and the archaic narrative, as well as between naivete and maturity. In the character of Miguilim, we find a modern representation of a complex subjectivation and a point of view of a child through which presents an archaic matter, the life of a boy on a distant farm in the hinterland of Minas Gerais. In the narrative of initiation, the stages (illness, suffering, loss ...) tend to be subsumed as parts of the trajectory. There is a scene of extreme violence, however, when the father assaults the child, which is singled out as a non-surmountable scar to become the necessary stage in the formation. ...
In
Nonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 29 (2017), p. 34-52
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