Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
dc.contributor.advisor | Schuch, Patrice | pt_BR |
dc.contributor.author | Bonacina, Marcos Dalcin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-25T02:55:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181472 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Primary Education School of Porto Alegre - EPA, established in 1995, is specialized in the attendance of young and adult people living in a street situation in the city of Porto Alegre, consolidating itself as a reference for this social segment. Currently, the school is a space for weekly communications of the newspaper Jornal Boca de Rua and of the Street Population National Movement - MNPR, which is proposed to discuss services and public activities directed to the street population. From an ethnographic approach, participant observation in the activities in the school, and semi-structured interviews with the students, the present study meant to analyze the student's perceptions concerning to social welfare services and public policies in Porto Alegre. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Antropologia social | pt_BR |
dc.subject | Population in street situation | en |
dc.subject | População de rua | pt_BR |
dc.subject | Social Assistance | en |
dc.subject | Pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.subject | Ethnography | en |
dc.subject | Public Policies | en |
dc.subject | Moradores de rua : Porto Alegre | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre School | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075150 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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