Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorBruel, Bruno Closspt_BR
dc.date.accessioned2010-01-06T04:16:16Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18141pt_BR
dc.description.abstractCom a demanda crescente da sociedade atual por tempo livre e o avanço da tecnologia, especialmente com o advento da internet, serviços necessários que demandam considerável tempo de execução têm surgido sob novas formas, mais práticas e convenientes. O internet banking é um deles, e se tem observado sua adoção crescer significativamente no Brasil. No entanto, apesar dos benefícios, parte da população se mostra resistente ao seu uso. O presente estudo se propõe a analisar, através de entrevistas em profundidade com potenciais usuários de internet banking em Porto Alegre que não utilizam este serviço, quais os principais motivos para esta decisão. Procurou-se levar em consideração, além dos fatores iniciais mencionados pelos entrevistados, diversos outros fatores possivelmente relacionados que foram também abordados nas entrevistas. Foi concluído que, dentre os entrevistados, houveram motivos diversos para esta resistência; porém, alguns deles se destacaram: pouca familiaridade com a funcionalidade da internet, falta de informações a respeito do internet banking, falta de informações a respeito das ameaças de segurança que cercam este serviço e falta de medidas preventivas suficientes por parte dos usuários. Outros fatores também se mostraram presentes, como aversão pessoal a riscos e falta de interesse no assunto. Os fatores desconfiança nos bancos e prontidão para a adoção de tecnologia não se mostraram relevantes dentro da amostra estudada. Por fim, verificou-se que a percepção da amostra é de que o internet banking possui diversos benefícios, mas que os bancos não procuram estimular seu uso, nem são eficientes no fornecimento de informações a respeito. Sugeriu-se, então, que os bancos invistam nestes aspectos, uma vez que o aumento do uso desta plataforma é de seu interesse.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectNegócio eletrônicopt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectAutomação bancáriapt_BR
dc.titlePrincipais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000712651pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples