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dc.contributor.advisorSteffani, Evandropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Camila Dorneles dapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181152pt_BR
dc.description.abstractO óleo diesel deve atender as especificações de qualidade presentes na Resolução ANP Nº 50/2013. Uma das características determinadas deste produto está relacionada à qualidade de ignição do combustível, que é o Número de Cetano. Para melhorar essa característica podem ser utilizados aditivos denominados melhoradores de cetano. Aditivos são insumos que apresentam alto valor agregado. Portanto, trabalhos de otimização na utilização desses produtos devem ser realizados frequentemente. Assim, a proposta deste trabalho foi contribuir para a otimização na utilização desse aditivo em uma empresa produtora de óleo diesel. Esse objetivo foi alcançado através da determinação da relação do delta de Número de Cetano Derivado (ASTM D6890) e a concentração do melhorador de cetano. Além disso, foi comparada a dosagem indicada pelo fornecedor com a dosagem determinada experimentalmente para o aumento do Número de Cetano. Neste trabalho, também foi realizado um estudo considerando a composição da carga da unidade produtora de óleo diesel. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto desta variável na resposta do diesel ao aditivo melhorador de cetano. A determinação do teor de aditivo melhorador de cetano no óleo diesel pode ser necessária em caso de desvios operacionais. A proposta de metodologia para determinação do aditivo melhorador de cetano (2-etil-hexil nitrato) foi realizada considerando a condição de produção e o controle de parâmetros do óleo diesel na empresa em que o estudo foi realizado. Através da determinação da relação entre o teor de aditivo melhorador de cetano em diesel e o teor de Nitrogênio Total (ASTM D4629) foi possível propor uma metodologia alternativa e inovadora para determinação do melhorador de cetano no óleo diesel.pt
dc.description.abstractDiesel oil must comply with quality specifications in ANP Resolution No. 50/2013. One of the determined characteristics of this product is related to the ignition quality of the fuel, which is the Cetane Number. In order to improve this feature, additives called cetane improvers may be used. Additives are inputs that present high added value. Therefore, optimization work on the use of these products should be carried out frequently. Thus, the proposal of this work was to contribute to the optimization of the usage of this additive in a company producing diesel oil. This objective was reached by determining the ratio of the Derived Cetane Number (ASTM D6890) delta and the concentration of the cetane improver. In addition, the dosage indicated by the supplier was compared with the dosage determined experimentally for increasing the Cetane Number. In this work, it was also performed a study considering the composition of the load of the diesel oil production unit. The main objective of this study was to verify the impact of this variable on the diesel response to the cetane improver additive. Determination of the cetane improver additive content in diesel oil may be necessary in case of operational deviations. The proposed methodology for the determination of the cetane improver additive (2-Ethylhexyl nitrate) was performed considering the production condition and control of diesel oil parameters in the company, where the study was carried out. By determining the relationship between the cetane improver additive content in diesel and the total nitrogen content (ASTM D4629), it was possible to propose an alternative and innovative methodology to determine the cetane improver in diesel oil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÓleo dieselpt_BR
dc.subjectDiesel Oilen
dc.subjectCetane Improveren
dc.subjectAditivospt_BR
dc.subjectCetane Numberen
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.titleNova proposta de dosagem e determinação de aditivo melhorador de cetano em óleo dieselpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchwaab, Marciopt_BR
dc.identifier.nrb001074555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationQuímica Industrialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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