Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Leônidas Garciapt_BR
dc.contributor.authorTagliaro, Giovanni Ramos Gonzalezpt_BR
dc.date.accessioned2018-07-28T02:46:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180765pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma fonte tipográfica display tematizada, produzida com uso de recursos manuais e digitais, inspirada nos elementos musicais, visuais e discursivos que caracterizam a produção das bandas de rock gaúchas Bandaliera, Garotos da Rua, TNT e Cascavelletes, da década de 1980, visando a valorização da cultura regional e a utilização da fonte em peças gráficas relacionadas ao rock gaúcho nos meios impresso e digital. Houve a utilização de uma metodologia adaptada, tomando como base o processo de design tipográfico descrito no trabalho de Ben Day, Philip Meggs e Rob Carter, além do aproveitamento de técnicas e ferramentas apresentadas por outros autores relevantes no âmbito da tipografia. O trabalho abrange as etapas de identificação e delimitação do problema, de pesquisa e interpretação dos dados coletados, de conceituação do projeto e de desenvolvimento de uma fonte tipográfica com as características técnicas, estéticas e semânticas propostas. Como solução final, foram desenvolvidas duas versões da fonte, em caixa alta, totalizando 96 caracteres divididos em sete grupos, conforme a classificação de Claudio Rocha: caracteres alfabéticos, algarismos, símbolos matemáticos, símbolos comerciais, acentos, sinais de pontuação e caracteres alfabéticos acentuados.pt
dc.description.abstractThe present work comprises the development of a themed display typographic font, produced using manual and digital resources, inspired by musical, visual and discursive elements that represent the work of the rock bands Bandaliera, Garotos da Rua, TNT e Cascavelletes, formed in Rio Grande do Sul (extreme southern state of Brazil) at the 1980’s, aiming the value recognition of local culture and intending the font to be used on printed and digital graphic projects and materials related to the southern brazilian rock music. An adapted methodology was created based on the typographic design process described by Ben Day, Philip Meggs and Rob Carter. Additionally, some other typographic tools and techniques by relevant authors were selected and applied in specific tasks. The work is divided into the following steps: problem identification, research and data analysis, project conceptualization and font development. Como solução final, foram desenvolvidas duas versões da fonte, em caixa alta, totalizando 96 caracteres divididos em sete grupos, conforme a classificação de Claudio Rocha: caracteres alfabéticos, algarismos, símbolos matemáticos, símbolos comerciais, acentos, sinais de pontuação e caracteres alfabéticos acentuados. As final solution, two uppercase versions of the font were developed, reaching a total of 96 characters divided into seven groups, according to Claudio Rocha’s classification: alphabetic characters, numbers, mathematic symbols, commercial symbols, accents, punctuation signs and accented alphabetic characters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectRock Gaúchopt
dc.subjectDisplay Fonten
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectTypographyen
dc.titleProjeto de fonte tipográfica inspirada na produção musical de bandas de rock gaúchas da década de 1980pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples