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dc.contributor.advisorCosta, Luciano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorRossetto, Eduardo Soarespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-28T02:46:07Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180712pt_BR
dc.description.abstractVivemos hoje uma crise ecológica global, fruto de uma série de valores e modelos de pensamento vigentes hoje. Há dois pilares epistemológicos que sustentam esta estrutura: o sistema capitalista de produção e consumo; e o paradigma atual do conhecimento, de raíz cartesiana, mecanicista e reducionista. Nossa educação também é sustentada nestes pilares, fazendo com que as instituições de ensino seja reprodutora da lógica que causa e mantém a crise ambiental. Em resposta a isso, um movimento contracultural surge na forma da Ecologia, trazendo novos ideais e valores que, na educação, se traduzem através de várias formas de Educação Ambiental. Algumas destas formas são insuficientes pois, apesar de buscarem educar para reduzir impactos ambientais, falham em tocar as verdadeiras origens que sustentam a crise. Afim de averiguar os efeitos destas bases epistemológicas no posicionamento de estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre e RS a respeito das relações entre desenvolvimento, educação e meio ambiente, empregamos um método criado por Barreto (93) que envolve produção textual dos alunos. Observamos que são reprodutores do pensamento hegemônico, não conseguindo perceber as temáticas como um todo, mas sim segmentando-as e hierarquizando-as. Refletimos que é necessário um novo paradigma educacional, baseado em valores trazidos pela ecologia, afim de cumprir uma tarefa civilizatória do ensino de ciências e biologia que entendemos como de fato combater as origens da crise ecológica.pt
dc.description.abstractOn present days, we face a global ecological crisis, originated from a series of values and thinking models currently established. There are two epistemological pillars that sustain such structure: the capitalist system of production and consumption; and the current knowledge paradigm, of cartesian, mechanicist a reductionist roots. Our education is sustained by these very pillars, making so that educational institutions reproduce the same logic that causes and maintains the environmental crisis. In response to this fact, a countercultural movement rises in the form of Ecology, bringing new ideas and values that, in education, are translated into the many forms of Environmental Education. Some of these forms aren't enough because, despite looking to educate for environmental impact reduction, they fail at touching the actual origins of the crisis. In order to evaluate the effects of these epistemological bases in public education from Porto Alegre and RS student's positioning on relations between development, education and environment, we used a method created by Barreto (93) that involves textual production by the students. We observe that they are reproducers of hegemonic thinking, not being able to perceive the matters as a whole, instead segmenting and ranking them. We reflect that a new educational paradigm is needed, one based on values brought by ecology, as to fulfil a science and biology teaching's civilizatory task that we understand as in fact fighting against the origins of the environmental crisis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental crisisen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectMechanicist paradigmen
dc.subjectEcologyen
dc.subjectSchoolen
dc.titleConhecimento que aliena : uma tarefa civilizatória para o ensino de biologia na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063410pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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