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Pablo Neruda e o Canto General : a américa latina na perspectiva de um poeta comunista
dc.contributor.advisor | Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Gabriel de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T02:27:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180585 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolve um estudo do livro Canto General, escrito pelo poeta chileno Pablo Neruda. A análise que se segue dos poemas contidos na sexta parte, VI – América, no invoco tu nombre en vano, procura nas relações entre História e Literatura a ideia de América Latina presente na poesia de Neruda. Como metodologia, utilizamos a fonte literária em relação à historiografia e à autobiografia de Neruda como outras fontes, considerando assim, a história como a reconstrução das experiências coletivas narradas no Canto, a literatura como forma de expressão sensível das experiências do passado, e a memória como um caminho de reconstruir a trajetória do autor. Nesse sentido, as possibilidades de reconstrução do passado ocorrem em três aspectos: a partir dos elementos do próprio texto (a textualidade), também a reconstrução das experiências vividas por Neruda em seu tempo (o contexto), e da interrelação entre os gêneros narrativos (intertextualidade). | pt |
dc.description.abstract | The present work develops a study of the book Canto General, written by the Chilean poet Pablo Neruda. The following analysis of the poems contained on the sixth part, VI – América, no invoco tu nombre en vano, searches in the relations between History and Literature the idea of Latin America present on Neruda’s poetry. As methodology, utilized the literary source in relation to the historiography and to the Neruda’s autobiography as other sources, considering then, history as the reconstruction of the collective experiences narrated on the Canto, the literature as form of sensible expression of the experiences of the past, and the memory as a way of reconstruct the author’s trajectory. In this sense, the possibilities of reconstruction of the past occurs in three aspects: from the elements of the text itself (the textuality), also the reconstruction of the living experiences by Neruda in his time (the context), and of the relation between narrative genres (intertextuality). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neruda, Pablo, 1904-1973 | pt_BR |
dc.subject | History and literature | en |
dc.subject | Literatura brasileira : História | pt_BR |
dc.subject | Latin America | en |
dc.subject | Pablo Neruda | en |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Canto general | en |
dc.title | Pablo Neruda e o Canto General : a américa latina na perspectiva de um poeta comunista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001072253 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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