Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKarawejczyk, Tamara Cecíliapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Katiussa Nunespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-21T03:03:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180534pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação trata de um estudo de caso sobre as aprendizagens do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC), no período de 2010 a 2016. Como tema, a pesquisa foca em “como são evidenciadas as aprendizagens individuais e coletivas do CBDC observadas na sua trajetória histórica”, no período de 2010 a 2016. O estudo se deu sobre a percepção dos membros da coordenação da gestão 2014-2016. O objetivo foi proposto analisar as evidências de aprendizagens individual e coletiva a partir da trajetória histórica do CBDC, segundo a percepção dos membros da coordenação. A metodologia empregada foi coleta de dados por meio de pesquisa documental, entrevistas em profundidade e diário de campo. O método de análise foi realizado com base nas memórias dos membros da coordenação sobre a criação do CBDC e sua trajetória até do ano de 2016. Foi analisado como ocorreu a aprendizagem individual e coletiva a partir da percepção dos membros da coordenação, as mudanças nos processos de desenvolvimento de coleções e identificados elementos facilitadores e dificultadores de aprendizagem individual e coletiva dos membros do CBDC. Os dados obtidos ajudaram a identificar as aprendizagens e o que vem facilitando e dificultando esse processo. Concluiu-se que o CBDC precisa de um canal de comunicação, armazenagem de documento e informações mais efetivo, pois hoje, por causa da dispersão geográfica entre os membros, há uma dificuldade de contato entre os membros, busca e armazenagem de informação e conhecimento gerado no comitê. Como produto técnico deste mestrado foi desenvolvido um espaço virtual de memória para o CBDC com a finalidade de solucionar as dificuldades que o comitê vem enfrentando.pt
dc.description.abstractThis research deals with a case study on the learning of the Brazilian Committee for the Development of Collections (CBDC), from 2010 to 2016. As a theme, the research focuses on "how the CBDC individual and collective learning observed in Historical trajectory "in the period from 2010 to 2016. The study was based on the perception of the members of the 2014-2016 management coordination. The objective was to analyze the evidence of individual and collective learning from the historical trajectory of the CBDC, according to the perception of the members of the coordination. The methodology used was data collection through documentary research, in-depth interviews and field diary. The analysis was based on the memoirs of the members of the coordination on the creation of the CBDC and its trajectory until the year 2016. It was analyzed how the individual and collective learning occurred from the perception of the members of the coordination, the changes in the development processes Of collections and identified elements that facilitate and impede the individual and collective learning of CBDC members. The data obtained helped to identify the learning and what has been facilitating and making this process difficult. It was concluded that the CBDC needs a more effective communication, document storage and information channel. Because today, because of the geographic dispersion between members, there is a difficulty of contact between the members, search and storage of information and knowledge generated in the committee. As a product of this master's degree, it was a virtual memory space for the CBDC in order to solve the difficulties that the committee has been facing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória individualpt_BR
dc.subjectBrazilian committee for the development of collectionsen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectLibrariansen
dc.subjectIndividual learningen
dc.subjectComissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias. Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleçõespt_BR
dc.subjectCollective learningen
dc.titleTrajetória histórica do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções e as aprendizagens geradas (2010- 2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMangan, Patrícia Kayser Vargaspt_BR
dc.identifier.nrb001072673pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário La Sallept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.degree.localCanoas, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem