Show simple item record

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Pâmela Pelissolipt_BR
dc.date.accessioned2018-07-13T02:24:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180458pt_BR
dc.description.abstractSendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleO vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record