O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Pâmela Pelissoli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T02:24:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180458 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.title | O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001063419 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1363)