Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Jose Claudio Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Amanda Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2018-07-13T02:24:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180449pt_BR
dc.description.abstractÉ indiscutível que o uso de textos de divulgação científica (TDCs), baseados na alfabetização científica, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. No entanto, faz-se necessário saber trazê-los para dentro da sala de aula de maneira clara e fluida para que os alunos consigam extrair facilmente o conteúdo necessário. Focando nesses própositos, o Centro de Estudos em Estresse Oxidativo criou uma revista eletrônica intitulada: “A bioquímica como ela é...”. Sabe-se que a educação básica é o núcleo essencial do direito à educação e, como sugerido por Oliveira (2015), as crianças são interessantes estudos de caso que refletem as raízes da cultura científica. Portanto, o objetivo do presente estudo visa analisar as contribuições educacionais adquiridas por estudantes do Ensino Fundamental, a partir da leitura do TDC proveniente da Revista citada, tendo como perspectiva principal, os desafios da alfabetização e da divulgação científica no ensino de Ciências nessa fase escolar. Participaram da pesquisa 25 alunos provenientes de duas escolas da rede estadual do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e 23 alunos de uma escola da rede privada também do munícipio de Porto Alegre. Para as análises do presente estudo, foi fornecido um texto de cunho popular-científico aos grupos discentes e após foi realizado um questionário com seis questões no formato aberto e fechado. Por fim, os nossos dados sugerem que a Revista Online “a bioquimica como ela é” além de trazer para a sociedade as noções e saberes científicos produzidos dentro de centros de pesquisas, consegue trazê-los com uma linguagem mais acessível e atrativa podendo então, servir como um importante veículo de divulgação científica, possuindo materiais com grande potencial de introdução nas salas de aulas do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractIt is undisputed that the use of scientific texts (TDCs), based for scientific literacy, contribute to the development of skills relevant to the training of students. However, it is necessary to know how to bring them into the classroom in a clear and fluid so that students can extract easily the necessary knowledge. Focusing on these purposes, the center of studies on oxidative stress created an electronic magazine: "a bioquímica como ela é. ..". We know that basic education is the essential core of the right to education and, as suggested by Oliveira, m. p. (2015), the children are interesting case studies that reflect the roots of scientific culture. Therefore, the objective of the present study is to analyze the educational contributions acquired by elementary school students, from reading the TDC from the Magazine cited, having as main perspective, the challenges of literacy and scientific disclosure. . 25 students participated in the research from two State schools of the municipality of Porto Alegre, Rio Grande do Sul and 23 students from a school in the private network as well the city of Porto Alegre. For the analyses of this study, was provided a text of popular-scientific students and groups after we conducted a questionnaire with six questions in the form opened and closed. Finally, our data suggest that the Online Journal "the biochemistry as she is" in addition to bringing to society the notions and scientific knowledge produced in research centers, can you get them with a language more accessible and attractive and could then serve as an important vehicle for scientific dissemination, possessing materials with great potential for introduction in the classrooms of elementary school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific disseminationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectElectronic magazineen
dc.titleA alfabetização científica na educação básica : uma análise das contribuições educacionais da revista online “A bioquímica como ela é” a alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy of basic education: an analysis of the educational contributions of the online magazine "a biquímica como ela é" to students of fundamental teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063332pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiotecnologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples