Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorWaismann, Artur Pelusopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-13T02:24:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180440pt_BR
dc.description.abstractO crowdfunding (financiamento coletivo) surge como inovação nos processos de financiamento no período mais recente e carrega ainda consigo muitas incertezas quanto ao que ele de fato é capaz de realizar. É apresentado nesse trabalho o conjunto de dados referente à distribuição geográfica e setorial dos recursos obtidos via financiamento coletivo de projetos culturais nas plataformas Catarse e Kickante no período que vai de 2011 até 2016. É também apresentado, para balizar a avaliação do financiamento coletivo, como se desenvolveu o fomento público federal à cultura no Brasil, por meio da apresentação de dados referentes à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e seus mecanismos de financiamento para o período que vai de 2007 a 2015. Para que seja possível dar ao leitor uma dimensão mais completa da temática tratada, apresenta-se também um panorama geral da economia da cultura no Brasil, com foco no período entre 2007 e 2014. Com essas três dimensões apresentadas, busca-se ponderar como o financiamento coletivo via internet pode impactar a economia da cultura no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractCrowdfunding (collective financing) arises as an innovation regarding the process of funding in the most recent period and still carries many uncertainties related to what it is capable to offer. It is presented in this paper a series of data related to the geographical and sectoral distribution of the financial resources obtained through crowdfunding on the plataforms Catarse and Kickante between the years 2011 and 2016. It is also presented as a benchmark for assessing the crowdfunding the development of the brazilian public federal tax-based funding to culture, by means of data related to the Cultural Incentive Law and its mechanisms of funding for the period between 2007 and 2015. In order to be able to give a more complete picture to the reader, it’s also presented a general panorama about the evolution of the brazilian cultural economy between the years of 2007 and 2014. With this three dimensions presented, it’s aimed to think about how crowdfunding can impact Brazil’s cultural economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectCulture fundingen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCrowdfundingen
dc.subjectCultural economyen
dc.subjectCreative economyen
dc.titleModelos de financiamento da cultura no Brasil : crowdfunding como alternativa?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067945pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples