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dc.contributor.advisorHernandez, Aline Reis Calvopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cátia dospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-07T03:20:53Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180235pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende identificar, analisar e investigar práticas pedagógicas agrícolas da Escola do Campo São Paulo, localizada na zona rural do município de Entre Ijuís, RS. O trabalho se delineou através da observação do contexto escolar com auxílio de registros de imagem fotográfica e de entrevistas com a gestora da escola e com a professora da turma especifica em que o estudo foi realizado. O objetivo geral consistiu em conhecer, descrever e analisar as práticas pedagógicas agrícolas da escola, voltadas à Educação do Campo e suas contribuições ao desenvolvimento rural local. Os resultados mostram que, a partir dessas práticas trabalhadas com os educandos se percebem pontos positivos no desenvolvimento rural, devido aos educandos conseguirem aprimorar e ampliar conhecimentos através da troca de saberes. Isso é transformador no contexto local e em suas vivências familiares, bem como na conquista da cidadania pelas pessoas do campo. Assim, a Educação do Campo cumpre a legislação vigente, com a valorização da população rural e a contribuição no processo de formação de uma nova geração de agricultores com condições de assumir liderança em suas comunidades, quando forem adultos.pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación tiene como objetivo identificar, analizar e investigar las prácticas pedagógicas agrícolas de la escuela Campo Sao Paulo en el municipio rural de Entre Ijuis/RS. Ese trabajo se describe a través de la observación del entorno escolar con la ayuda de registros fotográficos y de entrevistas con la gestora y la profesora de la clase especifica investigada. El objetivo general del estudio fue el de explorar, describir y analizar las prácticas pedagógicas de la educación del campo y su contribución al desarrollo rural local. Los resultados muestran que, de esas prácticas los estudiantes comprehenden los puntos positivos del desarrollo rural porque pueden mejorar y ampliar conocimientos a través del intercambio de conocimientos con el contexto local y transformar experiencias con sus familias, bien como ampliar nociones de ciudadanía en cuanto personas del campo. Así la Educación del Campo cumple con la legislación vigente además de la contribución al proceso de formación de una nueva generación de agricultores con condiciones de asumir el liderazgo en sus comunidades cuándo adultos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectEducación del Campoes
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicas agrícolases
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titleEducação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAtiyel, Carima Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001066246pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesenvolvimento Rural: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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