Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWaquil, Paulo Dabdabpt_BR
dc.contributor.authorPelinson, Márciopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-07T03:20:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180178pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui com principais objetivos conhecer as características sociais dos produtores familiares do município de Serafina Corrêa que produzem em suas propriedades rurais milho e soja. Também busca-se entender quais os principais canais de comercialização dos cereais utilizados pelos produtores, e os motivos que definem os locais de comercialização. Para responder aos objetivos desse estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário, por meio do levantamento de dados de um grupo com nove agricultores produtores de soja e milho em suas propriedades rurais. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Complementando foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de comercialização de produtos agrícolas. Os principais resultados encontrados estão relacionados com as características sociais e produtivas das propriedades, os principais canais de comercialização, os motivos que definem a escolha dos canais de comercialização e também os pontos observados em relação a definição de plantio de milho ou de soja.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the main objectives to know the social characteristics of the family farmers of the county of Serafina Corrêa who produce corn and soybean on their farms. It also seeks to understand the main marketing channels of cereals used by producers, and the reasons that define the places of commercialization. In order to respond to the objectives of this study, an exploratory research was carried out with the application of a questionnaire, through data collection from a group with nine soybean and corn farmers on their farms. The results were analyzed quantitatively and qualitatively. In addition, a bibliographical research was carried out on the subject of commercialization of agricultural products. The main results are related to the social and productive characteristics of the properties, the main marketing channels, the reasons that define the choice of commercialization channels and also the points observed in relation to the definition of corn or soybean plantation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectMarketing channelsen
dc.subjectCornen
dc.subjectMilhopt_BR
dc.subjectFarmersen
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectSoybeanen
dc.subjectSerafina Corrêa (RS)pt_BR
dc.titleProdução e comercialização da soja e do milho por agricultores familiares do município de Serafina Corrêapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMatte, Alessandrapt_BR
dc.identifier.nrb001066573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesenvolvimento Rural: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples