Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, André Dorneles dept_BR
dc.date.accessioned2010-01-05T04:14:55Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18012pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no estudo das variáveis que influenciam nas decisões de uso dos serviços bancários através da internet, com ênfase em características do auto-serviço (facilidade de uso, risco percebido e utilidade) e em características pessoais (inovatividade, necessidade de interação social e auto-eficácia). Com objetivo de realizar este estudo, primeiramente se optou por realizar uma revisão teórica e logo após criar um instrumento de coleta adaptado da literatura para testar as possíveis hipóteses formuladas. Ao todo, foram pesquisados 189 clientes da agência Tribunais do Banco do Brasil. A confiabilidade e consistência do modelo foram verificadas através de técnicas estatísticas. Conforme o resultado apresentado, constatou-se que, na amostra em questão, as características facilidade de uso, necessidade de interação social e utilidade impactaram positivamente na atitude em relação ao uso e intenção de uso. Entretanto, a necessidade de interação social, que na proposição inicial era avaliado como um item de caráter influenciador negativo, passou a assumir a opção inversa no estudo, influenciando positivamente a atitude. Esses resultados demonstram aspectos que devem ser avaliados com atenção, principalmente para conquistar um número mais elevado de clientes que utilizam o Internet Banking.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAuto-atendimentopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleEstudo do impacto de características do auto-serviço e pessoais nas intenções de uso de serviços bancários via internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000653121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples