Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchultz, Glaucopt_BR
dc.contributor.authorJandrey, Willian Fontanivept_BR
dc.date.accessioned2018-07-06T02:26:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180118pt_BR
dc.description.abstractCom modificações nas cadeias agroalimentares proporcionadas pela crescente demanda de produtos diferenciados, os alimentos orgânicos ganham cada vez mais destaque entre os consumidores. O crescente número de consumidores resultou ao interesse das grandes empresas em atuar na comercialização de produtos orgânicos. Com novos mercados emergindo, o setor produtivo também sofre alterações para suprir a demanda. O aumento da escala produtiva e modificações na diversificação das unidades de produção são questões comuns na agricultura. A agricultura familiar quando ofertante de produtos orgânicos pode sofrer alterações em seus sistemas produtivos quando se vincula a diferentes canais de comercialização. Neste sentido, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar a influência das relações de agricultores com o mercado nos sistemas produtivos orgânicos de hortaliças em termos de diversificação e/ou especialização de cultivos e direcionamento da produção. Para realização da análise foram relacionados os produtores vinculados a quatro associações e duas cooperativas, que comercializam seus produtos nas redes de supermercados e na feira dos agricultores ecológicos (FAE) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O levantamento dos dados ocorreu por meio de pesquisa de campo com 49 agricultores pertencentes a estas associações e cooperativas, localizadas na região da Serra Gaúcha Os resultados possibilitaram caracterizar as unidades de produção compreendendo os aspectos familiares presentes no ambiente rural, bem como utilização da área, fatores técnicos e tecnológicos, que são utilizados de forma que promovam o sustento da família e preservem os recursos naturais. As relações dos produtores com o mercado possibilitaram distinguir três tipificações: relações de comercialização com os supermercados (RCS); relações de comercialização com as feiras (RCF); e relações de comercialização com os supermercados e com as feiras (RCSF). Possibilitou-se verificar uma tendência de maior diversificação para unidades de produção vinculadas à tipificação RCF, bem como, observar uma tendência de especialização das unidades de produção vinculadas à tipificação RCS. Até o momento as tipificações RCF e RCSF, necessitaram aumentar a quantidade produzida e a diversificação com mais frequência, e a tipificação RCS demonstra maior estimulo e capacidade para aumentar a quantidade produzida e a diversificação de produtos no futuro. A possibilidade de expansão de produção da agricultura familiar orgânica encontra-se vinculada a capacidade de produção da família, sendo que a quantidade a ser produzida dependerá da disponibilidade de área e do trabalho de seus integrantes, estando às relações com o mercado influenciando quais serão os cultivos da unidade de produção.pt_BR
dc.description.abstractWith changes in agri-food chains offered by the growing demand for differentiated products, organic foods are becoming more prominent among consumers. The growing number of consumers resulted to the interests of large companies to act in the marketing of organic products. With new emerging markets, the productive sector also suffers changes to meet demand. The increase in production scale and changes in diversification of production units are common issues in agriculture. Family farming when the offering of organic products may change in their production systems when it binds to different marketing channels. In this sense, the present study aimed to analyze the influence of relations with the farmers market in organic vegetable production systems in terms of diversification and / or specialization of crops and direction of production. To perform the analysis were related producers linked to four associations and two cooperatives that sell their products in the supermarket and at the fair of organic farmers (FAE) in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The survey data were collected through field research with 49 farmers belonging to these associations and cooperatives, located in the Serra Gaucha region It was possible to characterize the production units comprising the familiar aspects present in the rural environment, and use of the area, technical and technological factors, which are used in order to promote family support and preserve natural resources. The relations of the producers to the market allowed distinguish three typifications: marketing relationships with supermarkets (RCS); marketing relationships with fairs (RCF); and marketing relationships with supermarkets and fairs (RCSF). Possible to verify greater diversification trend of production units linked to the definition RCF, as well as a trend toward specialization of production units linked to the definition RCS. So far, the RCF and RCSF typifications, required to increase the quantity produced and diversification more often, and the characterization RCS shows major stimulus and ability to increase the quantity produced and the diversification of products in the future. The possibility of the organic family farming production expansion is linked to family production capacity, and the amount to be produced will depend on the availability of area and the work of its members, with the market relations influencing what will be the production plant crops.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganic agricultureen
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProduction systen
dc.subjectSistema de produçãopt_BR
dc.subjectFood supplyen
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectEconomyen
dc.subjectAgribusinessen
dc.titleAnálise da diversificação e especialização dos sistemas orgânicos de produção sob a ótica da economia de escala e de escopopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Marcelino dept_BR
dc.identifier.nrb001070537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples