Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
dc.contributor.author | Civiero, Paula Andrea Grawieski | pt_BR |
dc.contributor.author | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T02:25:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-636X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180098 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the results of Masters research in Mathematics Teaching that focused on learning roadmaps as an educational opportunity for high school mathematics teachers. The roadmaps, adapted from work carried out as part of the Scientific Initiation Project IFC - Rio do Sul Campus, can be used by teachers to develop mathematics from real data. The research was based on the theory of Didactic Transposition and Critical Mathematics Education. The approach was denominated Reflective Didactic Transposition, aiming to unite the two theories in a process in which the knowledge to be taught is adapted to provoke reflections, establishing a setting for research that fosters the student’s participation in the process and provokes discussions and decision making in order to encourage subjects to become engaged in transforming their own reality. In particular, the article provides an overview of the roadmaps detailed in the Masters thesis, applied in a class of IFC – Rio do Sul Campus. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, no. 46 (ago. 2013), p. 681-696 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reflection | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didactic transposition | en |
dc.subject | Scenarios for research | en |
dc.title | Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning roadmaps from the reflective didactic transposition | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000946515 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Exatas e da Terra (5955)