Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
dc.contributor.author | Monzon, Larissa Weyh | pt_BR |
dc.contributor.author | Gravina, Maria Alice | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T02:25:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-636X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180089 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the design and construction of an educational material that focuses on complex numbers and functions. The design of the material took into account the important role of semiotic systems of representation in the process of learning mathematics. The construction resulted in a web site with a collection of interactive animations that make use of dynamical systems of algebraic and geometric representation. The product was tested with a group of students in the third year of high school, and the results show that, with the help of digital tools of semiotic mediation, it is possible not only to introduce new mathematics subjects in school, but also new forms of teaching and learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers and functions | en |
dc.subject | Funções de variáveis complexas | pt_BR |
dc.subject | Dynamic systems of semiotic representation | en |
dc.subject | Algebraic and geometric registers | en |
dc.subject | Numeros complexos | pt_BR |
dc.title | Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas | pt_BR |
dc.title.alternative | An introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animations | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000937996 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Exactas y Naturales (6158)