Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMonzon, Larissa Weyhpt_BR
dc.contributor.authorGravina, Maria Alicept_BR
dc.date.accessioned2018-07-05T02:25:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180089pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the design and construction of an educational material that focuses on complex numbers and functions. The design of the material took into account the important role of semiotic systems of representation in the process of learning mathematics. The construction resulted in a web site with a collection of interactive animations that make use of dynamical systems of algebraic and geometric representation. The product was tested with a group of students in the third year of high school, and the results show that, with the help of digital tools of semiotic mediation, it is possible not only to introduce new mathematics subjects in school, but also new forms of teaching and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectComplex numbers and functionsen
dc.subjectFunções de variáveis complexaspt_BR
dc.subjectDynamic systems of semiotic representationen
dc.subjectAlgebraic and geometric registersen
dc.subjectNumeros complexospt_BR
dc.titleUma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativaspt_BR
dc.title.alternativeAn introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animationsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937996pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem