Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:27:27Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1518-3483pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180085pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.pt
dc.description.abstractThis study focused on the experimentation carried out in classrooms to prepare for the reform of the teaching of Mathematics of the first cycle of the secondary school in France at the end of the 1960s. Based on the analysis of documents of that period and on the work of authors that investigated that reform, the interference of different actors and their participation in the setup of the experimentation process is discussed. From a comparative perspective, some ideas on the experimentation proposed and performed in Brazil during the same period are proposed with the aim of contributing for the discussion on the different spaces classroom practices may occupy in curriculum reform processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista diálogo educacional. Curitiba. Vol. 11, n. 34 (set./dez. 2011), p. 663-686.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of school subjectsen
dc.subjectMatemática : Ensinopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectMatemática modernapt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.titleMatemática moderna nas salas de aula : protagonismos de professorespt_BR
dc.title.alternativeModern mathematics in the classrooms : teacher's protagonismsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000824349pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples