Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:27:27Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180084pt_BR
dc.description.abstractO presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a case study about teacher’s education, based on Didactics Engineering, developed by Michelle Artigue. The main point is not the didactics experience – geometry teaching and learning using computers – but the methodological characteristics of this theory, viewing as a framework to articulate research with didactics action. The work presents an Engineering Map, which can become a rational guide for reflective teacher, on pre-service or continuing education, which includes: details and justification about the choices, analysis of the usual teaching on epistemological, cognitive and didactical dimensions, choices and hypotheses that give form to the designer an the action; experimentation, analysis, validation an reproduction considerations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática : Ensinopt_BR
dc.subjectMath teachers’ educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDidactics engineeringen
dc.subjectMathematics education researchen
dc.titleEngenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeDidactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000550830pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples