Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
dc.contributor.author | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T02:27:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4877 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180084 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is a case study about teacher’s education, based on Didactics Engineering, developed by Michelle Artigue. The main point is not the didactics experience – geometry teaching and learning using computers – but the methodological characteristics of this theory, viewing as a framework to articulate research with didactics action. The work presents an Engineering Map, which can become a rational guide for reflective teacher, on pre-service or continuing education, which includes: details and justification about the choices, analysis of the usual teaching on epistemological, cognitive and didactical dimensions, choices and hypotheses that give form to the designer an the action; experimentation, analysis, validation an reproduction considerations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Zetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Math teachers’ education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Didactics engineering | en |
dc.subject | Mathematics education research | en |
dc.title | Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000550830 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Exatas e da Terra (5955)