“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mayara Becker Oliveira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, João Carlos Tavares | pt_BR |
dc.contributor.author | Blum, Leandro Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T02:26:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-6312 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180055 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents and makes a reflection on an educational experiment that took place in the first semester of 2017 in an initial training course of mathematics teachers, at a public university in Rio Grande do Sul. In general, the proposal related mathematics, comics and digital technologies. From the concepts of risk zone and comfort zone found and explored in the literature, a proposal of teaching, of experimental character, was constructed and applied in a subject of graduation. As an inference, the results and reflections carried out after the experiment contribute to the area of Mathematics Education, highlighting the inherent challenges of teacher making, already present in the initial formation of the mathematics teacher. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Experimentation | en |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Teacher training in mathematics | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Comfort zone | en |
dc.subject | Risk zone | en |
dc.title | “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos | pt_BR |
dc.title.alternative | "In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001068721 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Exatas e da Terra (6036)