Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSebastiani, Renate Gringspt_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T02:26:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180027pt_BR
dc.description.abstractO teste de hipóteses ou teoria da decisão faz parte dos conteúdos da maioria das disciplinas de Estatística Básica dos cursos universitários. Nas disciplinas dos cursos de Engenharia ele representa, aproximadamente, 20% do total de conteúdos abordados em uma disciplina padrão de quatro horas aulas semanais. Os testes são a parte mais visível da estatística em artigos científicos. Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica. Este artigo faz um apanhado dos erros cometidos por alunos em provas e faz um comparativo com a literatura da área. Na literatura são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações. As questões analisadas referem-se aos testes de uma amostra para uma média (com desvio padrão desconhecido) e para uma proporção. Alguns tipos de erros são discutidos a partir das soluções apresentadas pelos alunos.pt_BR
dc.description.abstractHypothesis testing or decision theory is part of the contents of the majority of universitylevel basic statistics courses. In engineering, it represents approximately 20% of all content addressed in a standard four-hour course. These tests are the most visible part of statistics in the scientific literature. Understanding them is the basic part of statistical literacy for comprehending academic and scientific papers. Some studies on difficulties and mistakes are found in the literature, but the theme still lacks of more and deeper investigation. This article offers an overview of errors committed by students in tests and makes a comparison with some others found in the literature. The questions examined refer to tests for one sample for a mean (with an unknown standard deviation), and for a proportion. Some of the students’ solutions are presented to discuss and exemplify the errors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro. Vol. 24, n. 40 (2011), p. 835-854pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatistics teaching and learningen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.subjectTeste de hipotesept_BR
dc.subjectTeaching and learning hypothesis testsen
dc.subjectHypothesis tests misunderstandingsen
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.titleTeste de hipóteses : uma análise dos erros cometidos por alunos de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeHypothesis test : an analysis of errors committed by engineering studentspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000863873pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples