Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRosa, Rosane Ratzlaff dapt_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T02:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180002pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.pt_BR
dc.description.abstractThis article reports on an investigation which sought to determine if the use of spreadsheets in the teaching of rational numbers in elementary education contributes to learning and improved learning retention. The study was carried out with a sample of students from two sixth-grade classes in a public school in Porto Alegre. Results indicated that the use of spreadsheets favored learning and made the classes more participatory for the students, who were able to visualize the processes they were working with. A second test applied five months after the first test showed that students who used the spreadsheets had greater learning retention of the contents. The results also show that the students felt comfortable with the technology, and almost all reported that they were more motivated by the use of computers in the classroom, despite less-than-ideal laboratory conditions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 21, (dez. 2008), p. 183-207pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRational numbersen
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching with spreadsheeten
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectTeaching rational numbers using spreadsheeten
dc.titleUtilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000719614pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem