Fundamentação teórica para as perguntas primárias : O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?
dc.contributor.author | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T02:25:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-465X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179999 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper offers theoretical basis to primary questions posed at the beginning of any mathematics teacher’s activity. What is mathematics? Why teach mathematics? How do we learn and how to teach mathematics? The aim is to contribute to mathematics practical researcher education. The study is concentrated on Social Construtivism theoretical model, as defined by Paul Ernest, English mathematics educator. The focus are “falibilism” and “conversation” to conceive Mathematics. Teach to favor “empowerment”, Vygotsky ideas as learning theory and Critical Mathematic Education as teaching ways. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 32, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 176-184 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematics practical researcher | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Social Constructivism | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Falibilism | en |
dc.subject | Empowerment | en |
dc.subject | Critical Mathematic Education | en |
dc.title | Fundamentação teórica para as perguntas primárias : O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000711893 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39566)Ciências Exatas e da Terra (6036)