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dc.contributor.authorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.contributor.authorFantinel, Patricia da Conceicaopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rute Henriquept_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T02:25:36Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179996pt_BR
dc.description.abstractEste texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função.pt_BR
dc.description.abstractThis article reports on a case study developed in the Institute of Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, that aims to identify and describe different Semantic Fields about the function notion, produced during activities pre-service education for mathematics theachers. The theoretical basis for this research is the Semantic Fields Theory Model. The analysis is centered on teaching materials and students information. The results show some limited fields, like the Representation, the Application and the Diagrams Semantic Fields. Otherwise, other fields are described and considered preferential in teachers education. They are the Variables Semantic Field, the Element/Set Semantic Field and the Transformation Field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol.16, n. 19 (2003), p. 37-57pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.titleFunções : significados circulantes na formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000422190pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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