A comercialização de produtos da agricultura familiar no município de Bagé/RS
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Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Introdução: O comércio de produtos coloniais tem tido crescente procura nos últimos tempos, em vista da busca por uma alimentação saudável. As feiras livres têm se tornado o caminho para pequenos produtores para a comercialização de sua produção e, por isso, o objetivo deste estudo foi identificar alternativas de inserção desses produtos no mercado consumidor, analisando as dificuldades que o agricultor familiar encontra no momento de efetuar as transações comerciais para manutenção da família ...
Introdução: O comércio de produtos coloniais tem tido crescente procura nos últimos tempos, em vista da busca por uma alimentação saudável. As feiras livres têm se tornado o caminho para pequenos produtores para a comercialização de sua produção e, por isso, o objetivo deste estudo foi identificar alternativas de inserção desses produtos no mercado consumidor, analisando as dificuldades que o agricultor familiar encontra no momento de efetuar as transações comerciais para manutenção da família e de sua atividade econômica. Metodologia: Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, que teve como base a literatura específica e a aplicação de um instrumento de pesquisa na forma de entrevista semiestruturada, investigou nove pequenos produtores que comercializam seus produtos na Feira Livre de Bagé/RS. O instrumento de pesquisa contou com questões de identificação dos sujeitos da pesquisa, nove questões abertas de resposta simples e cinco questões abertas de resposta dissertativa Resultados e discussões: Os dados levantados com a pesquisa identificaram pequenos produtores de ambos os sexos, com idade variável entre 27 e 69 anos, com pequenas propriedades e que utilizam pessoas da família e empregados na produção. A produção é variada, envolve na comercialização a proprietário, em geral, mais de 70% da produção é comercializada na feira, mas não se restringe a ela. Veem uma evolução na comercialização, mas, apesar da boa relação com a clientela, apontam problemas, como a estrutura das barracas e local, e indicam a necessidade de maior apoio da Prefeitura Municipal. Considerações finais: A feira ainda é o melhor caminho para a comercialização dos produtos coloniais da agricultura familiar, constituindo-se num mercado importante pela troca com os consumidores e para a manutenção das famílias no campo. ...
Abstract
Introduction: Trade in colonial products has been in greater demand lately with the search for a healthy diet. Free trade fairs have become the way for small producers to commercialize their production and, therefore, the objective of this study was to identify alternatives of insertion of these products in the consumer market, analyzing the difficulties that the familiar farmer finds in the moment of making the commercial transactions for the maintenance of the family and its economic activity ...
Introduction: Trade in colonial products has been in greater demand lately with the search for a healthy diet. Free trade fairs have become the way for small producers to commercialize their production and, therefore, the objective of this study was to identify alternatives of insertion of these products in the consumer market, analyzing the difficulties that the familiar farmer finds in the moment of making the commercial transactions for the maintenance of the family and its economic activity. Methodology: Through a descriptive and exploratory research, which was based on the specific literature and the application of a research instrument in the form of semi-structured interview, I investigated nine small producers that market their products in the Free Fair of Bagé/RS. The research instrument had questions of identification of the subjects of the research, nine open questions of simple answer and five open questions of answer. Results and discussions: The data collected from the research identified small producers of both sexes, ranging in age from 27 to 69 years old, with small properties and using family members and employees in production. Production is varied, involves in the marketing to owner, in general, more than 70% of the production is marketed at the fair, but not restricted to it. They see an evolution in commercialization, but despite the good relationship with the clientele, they point out problems, such as the structure of the tents and place, and indicate the need for greater support from the City Hall. Final considerations: The fair is still the best way to commercialize the colonial products of family agriculture, constituting an important market for the exchange with consumers and for the maintenance of families in the field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
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