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dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorSilva, Stéphanie Strzykalski ept_BR
dc.date.accessioned2018-06-19T02:29:17Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179509pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo partiu de uma experiência de pesquisa-extensão com um grupo de adolescentes acautelados em uma instituição socioeducativa da cidade. Através das chamadas Rodas de R.A.P. (Ritmos, Adolescência e Poesia), ofertamos um dispositivo de escuta baseado na livre circulação da palavra em conjugação com narrativas musicais demandadas pelos próprios meninos. As intervenções das bolsistas-pesquisadoras que participaram dessa atividade sustentaram-se no enlace entre a psicanálise e os efeitos ético-metodológicos extraídos do tema da experiência em Walter Benjamin. Utilizando como operador metodológico a leitura-escuta, analisamos o que temos nomeado de diários de experiência, um compilado escrito, inspirado na associação livre, acerca das vivências, experiências e reflexões das bolsistas-pesquisadoras que acompanharam as Rodas. Ao longo do percurso de trabalho, as pesquisadoras perceberam que, seguidamente, os adolescentes demandavam músicas que versavam sobre as mais diferentes facetas da violência e vulnerabilidade presentes em seus cotidianos Dentre elas, destacavam-se aquelas ligadas ao envolvimento com o tráfico de drogas e às abordagens policiais. A partir desse movimento, fomos observando que alguns meninos passaram a narrar episódios vividos em contextos similares aos das narrativas musicais – isso tanto na posição daquele que pratica, quanto daquele que sofre violência. Diante das histórias compartilhadas por eles, levantamos algumas interrogações: Frente à proximidade com tais condições, podemos dizer que esses meninos do sistema socioeducativos vivenciam a passagem adolescente? Se sim, de que forma eles tem dado conta da tarefa que se impõe durante o adolescer, isto é, a tarefa de constituir um novo lugar psíquico e social para si a partir dos elementos oferecidos pelo laço social? Partindo da experiência com as Rodas de R.A.P. e de elementos discursivos da cultura, pretendemos tensionar o campo da Psicanálise e Socioeducação através da investigação de algumas nuances que parecem atravessar a passagem adolescente em contextos de vulnerabilidade e violência no Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titlePsicanálise e socioeducação : nuances da passagem adolescente em contextos de violência e vulnerabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067243pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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