Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Objetivo:Realizar o acompanhamento do comportamento das variáveis posturais e seus fatores associados, como a dor nas costas e os hábitos posturais e de vida de escolares durante um período de quatro anos. Métodos:Quarenta e dois escolares foram submetidos a uma avaliação postural por meio do softwareDigital Image-based Postural Assessment eresponderam o questionário auto-aplicávelBack PainandBodyPostureEvaliationInstrument para a avaliação da dor e dos hábitos posturais e de vida. Foram realiz ...
Objetivo:Realizar o acompanhamento do comportamento das variáveis posturais e seus fatores associados, como a dor nas costas e os hábitos posturais e de vida de escolares durante um período de quatro anos. Métodos:Quarenta e dois escolares foram submetidos a uma avaliação postural por meio do softwareDigital Image-based Postural Assessment eresponderam o questionário auto-aplicávelBack PainandBodyPostureEvaliationInstrument para a avaliação da dor e dos hábitos posturais e de vida. Foram realizadas quatro avaliações, nos anos 2011, 2012, 2013 e 2014. Resultados:Observou-se uma tendência significativa em toda amostra de anteriorização da cabeça, hipercifose torácica e hiperlordose lombar, e entre as meninas uma tendência à retificação cervical. Observou-se também alta e constante prevalência de alterações na cervical e na torácica entre os meninos,enquanto as meninas apresentaram um aumento significativo das prevalências no terceiro e segundo ano de avaliação, respectivamente. Ainda, houve um aumento significativo na prevalência de alteração na lombar no terceiro ano de avaliação entre os meninos e no segundo ano de avaliação entre as meninas. A dor nas costas apresentou uma frequência alta e constante entre as meninas e uma oscilação ao longo dos anos entre os meninos. Encontrou-se alta prevalência de hábitos inadequados na postura sentada, para ambos os gêneros, e na postura de carregar mochila para as meninas, bem como uma diminuição do tempo de permanência em frente à televisão para os dois gêneros. Conclusão: Observou-se mudanças importantes e significativas nas variáveis avaliadas durante os quatro anos de avaliação. ...
Abstract
Aim: Follow up of the behavior of postural variables and associated factors, such as back pain and postural and life habits over a period of four years. Methods: Forty two school children underwent to a postural assessment using Digital Image-based Postural Assessment software and answered the self-administered questionnaire Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument to evaluate back pain and postural and life habits. It was conducted four evaluation over 2011, 2012, 2013 and 2014. Result ...
Aim: Follow up of the behavior of postural variables and associated factors, such as back pain and postural and life habits over a period of four years. Methods: Forty two school children underwent to a postural assessment using Digital Image-based Postural Assessment software and answered the self-administered questionnaire Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument to evaluate back pain and postural and life habits. It was conducted four evaluation over 2011, 2012, 2013 and 2014. Results: It was observed a significant trend of forward head, thoracic hyper kyphosis and lumbar hyper lordosis in whole sample and a trend of cervical rectification between girls. It has also observed a constant high prevalence of postural alterations in cervical and thoracic between boys, while girls present a significant increase of prevalence in third and second evaluation year, respective. Still, therewas a significant increase in prevalence of alteration in lumbar in third evaluation year between boys and in second evaluation year between girls. Back pain presented a high and constant frequency between girls and oscillation over the years between boys. It has found a high prevalence of inadequate habits in sitting posture, for both genders, and in posture of carry school supply in girls, as well as a decrease of time spent in front of television for both genders. Conclusion: It has observed important and significant changes in analyzed variables over four years evaluation. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Fisioterapia (134)
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