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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorDutra, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178652pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apontar as famílias tipográficas que geram a maior taxa de conversão no meio digital. Através de um estudo quantitativo causal, realizado em três momentos distintos – primeiramente, por meio do embasamento em dados secundários sobre os assuntos expostos, posteriormente, pela aplicação de questionários e, como desfecho, uma análise dos dados coletados em ambiente controlado utilizando a ferramenta eye tracking - foi possível identificar fatores importantes na tomada de decisão subconsciente ligados à tipografia. A análise dos resultados obtidos apontou que diferentes famílias tipográficas geram diferentes sensações, com destaque para as fontes manuscritas e fantasia. Da mesma forma, foi identificada a forte influência do peso das letras no processo de captação da atenção. Além disso, surgiram evidências de que o gênero e a idade também influenciam na percepção das diferentes famílias tipográficas, produzindo emoções distintas com a mesma exposição. Por fim, a pesquisa em ambiente controlado com o uso do eye tracking comprovou a vasta, e ainda pouco estudada, aplicabilidade das ferramentas de neuromarketing para criação de campanhas digitais mais assertivas. O trabalho pretende contribuir de forma acadêmica e econômica, visto que pode servir de projeto piloto para pesquisas futuras, bem como auxiliar os profissionais da área digital com apontamentos ligados à tipografia e com a exposição de dados dessa nova área do marketing ainda pouco explorada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the goal to point out the typographic families that generates the highest conversion rate in the digital means. Using a causal quantitative study, accomplished at three distinct moments – firstly, through the solid ground of secondary data on the subjects exposed, afterwards, by the application of questionnaires methods and, as enclose, an analysis of data collected in a controlled local using the Eye tracking tool - it was possible to identify important factors on the subconscious decision attendant to the typography. By analyzing the results, it pointed that different typographical families generates different senses, with emphasis on handwritten and fantasy sources. Likewise, the major influence of the weight of the letters was identified in the process of the attention caught. Beyond that, emerged new evidences of age and genre influencing on the perception of different typographical families, generating distinct emotions with the same exposure. Finally, the research in a controlled environment with the use of the Eye Tracking tool has proved the vast, and still unstudied, applicability of the Neuromarketing tools to create more assertive digital campaigns. The present project intent to contribute academically and economically, as it can fit as a pilot project for future research, as well as assist the professionals of the digital area with notes connected to typography and with the data exposure of this new marketing area still less exploited.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEye trackingen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectTypographyen
dc.subjectNeuromarketingen
dc.titleO uso do eye tracking para apontar as famílias tipográficas com as maiores taxas de conversão no meio digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064703pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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