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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorDutra Filho, Sérgio Roberto Fingerpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178648pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal identificar o impacto motivacional na coleta de resíduos sólidos domiciliares causado por recompensas financeiras ou ofertas de bens e serviços. Realizou-se uma revisão de literatura – sobre comportamento do consumidor, teorias motivacionais e uso de recompensas na mudança do comportamento – e o levantamento de dados secundários a respeito da geração, separação e destinação dos resíduos sólidos urbanos (no Brasil e na cidade de Porto Alegre/RS, especificamente). Após, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 10 (dez) moradores da cidade de Porto Alegre/RS; a fim de obter informações sobre seu comportamento e suas motivações atuais em relação à separação e destinação de resíduos domiciliares, suas principais dificuldades para realização dessas tarefas e suas percepções sobre o uso de recompensas em troca desses resíduos. A escolha dos entrevistados foi não-probabilística por conveniência; estabelecendo-se como critérios de seleção: distinção entre os bairros de residência, tipo de residência, faixa salarial e sexo dos respondentes. Foram identificados – como principais dificuldades – a falta de informação a respeito da correta separação e destinação dos resíduos e os problemas logísticos do processo atual. Dentre as motivações atuais encontradas, destacam-se a consciência ambiental dos entrevistados e a preocupação em aumentar a reciclagem e o reaproveitamento de recursos. Motivações atuais ligadas à renda ou a riscos de multa foram lembradas por poucos respondentes e sempre vinculadas a motivações coletivas, não individuais O valor mínimo – estimado por 9 (nove) dos 10 (dez) entrevistados – a ser pago por seus resíduos domiciliares mensais foi de aproximadamente R$ 1,00 por quilo coletado (baseando-se no volume de resíduos estimado pelos respondentes). Dividindo o valor mínimo solicitado pela média de resíduos per capita da Região Sul do país, 8 (oito) dos entrevistados passariam a aceitar menos de R$ 0,50 por quilo. Além disso, identificou-se que apenas a existência da recompensa já seria um fator relevante para a motivação dos indivíduos, não sendo tão importante o valor ofertado. Como principais formas de recompensa citadas, destacam-se os descontos em impostos ou na taxa de coleta seletiva aplicada pela prefeitura – relacionados fortemente ao fato da coleta seletiva ser feita atualmente pelo poder público. Foi vista como alternativa positiva, a participação da iniciativa privada no processo de coleta dos resíduos; desonerando os órgãos públicos e aprimorando tecnologicamente o setor de coleta de resíduos. A pesquisa também revelou o interesse por produtos ambientalmente sustentáveis como recompensa em troca dos resíduos domiciliares, evidenciando a preocupação dos entrevistados em manter uma coerência com a sua consciência ambiental no processo de descarte dos resíduos. Nenhum dos entrevistados afirmou receber atualmente algum tipo de incentivo financeiro para destinarem seus resíduos corretamente e 90% dos entrevistados afirmaram existir uma motivação maior (individual ou coletiva) com o uso de recompensas. A análise das respostas sob o ponto de vista das teorias de Maslow, McGregror, Stacy Adams e Skinner apontam fundamentações teóricas sobre o impacto motivacional causado.pt_BR
dc.description.abstractThis term paper has as main objective to identify the motivational impact on household solid waste collection stimulated by financial rewards or goods and services offers. A literature review was conducted – about consumer behavior, motivational theories and use of rewards on behavior changes – and the collection of secondary data on the generation, separation and disposal of municipal solid waste (in Brazil and Porto Alegre / RS, specifically). Afterwards, a qualitative exploratory research was conducted with 10 (ten) Porto Alegre residents; for the purpose of obtain information about their behavior and their current motivations regarding the separation and destination of household waste, their main difficulties in carrying out these tasks and their perceptions about the use of rewards in exchange for such residues. The choice of interviewees was non-probabilistic for convenience; establishing as selection criteria: distinction between neighborhoods, type of residence, salary range and respondents' gender. The main difficulties identified were the lack of information regarding the correct waste separation and destination, and the logistical problems of the current process. Among the current motivations found, it could be highlighted the environmental awareness of the interviewees and the concern to increase the recycling and the reutilization of resources. Current motivations related to income or the risk of a fine were remembered by few respondents and always linked to collective motivations, not individual. The minimum value - estimated by 9 (nine) of the 10 (ten) interviewees - to be paid for their monthly household waste was approximately R$ 1.00 per kilogram collected (based on the waste volume estimated by the respondents) Dividing the minimum value requested by the average residues per capita of the Brazilian Southern Region, 8 (eight) of the interviewees would accept less than R$ 0.50 per kilogram. In addition, it was identified that only the existence of the reward would already be a relevant factor for the motivation of the individuals, not being so important the value offered. Among the main forms of reward mentioned, stand out the discounts on taxes or selective collection rate applied by the city - strongly related to the fact that selective collection is currently being made by the government. The participation of the private sector in the waste collection process was seen as a positive alternative; exonerating public agencies and technologically improving the waste collection sector. The research also revealed the interest in environmentally sustainable products as a reward in exchange for household waste, highlighting the interviewees concern to maintain a coherence with their environmental conscience about the waste disposal process. None of the respondents said that currently receive some form of financial incentive to destine their waste properly and 90% of respondents said there is a greater motivation (individual or collective) with the use of rewards. The responses analysis from the point of view of Maslow, McGregror, Stacy Adams and Skinner theories point to theoretical grounds about the motivational impact caused.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecyclingen
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectRewarden
dc.subjectMotivational impacten
dc.subjectMotivationen
dc.subjectWaste separationen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectHousehold wasteen
dc.subjectResidential wasteen
dc.subjectUrban solid wasteen
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectSelective collectionen
dc.titleImpacto motivacional na coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares causado por recompensas financeiras ou ofertas de bens e serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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