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dc.contributor.advisorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorCargnin, Rafaela Vinholespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:25:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178617pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a partir dos anos 1990, com a ampliação das vagas do ensino superior os estágios ganham maior importância como forma de inserção profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que são tratados por algumas organizações como um contrato temporário. Este trabalho dará continuidade à pesquisa iniciada em 2012, quando sua autora fez parte de uma bolsa de Iniciação Científica na Escola de Administração da UFRGS. Nesse estudo, pretende-se levantar os critérios utilizados na escolha da vaga, identificar o perfil e as razões dos estudantes de Administração que buscam estágios nãoobrigatórios durante o curso, fazendo uma comparação com os resultados obtidos na pesquisa em 2012, a fim de observar o quanto o mercado de estágios mudou nos últimos 5 anos. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário online, contendo perguntas que envolviam desde a visão geral do estágio na sociedade, razões da busca por este e critérios de escolha a informações do perfil do respondente. O público alvo foi os alunos de Administração das Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre. Participaram da pesquisa 225 estudantes de 5 instituições de ensino. Para a realização da análise, foram utilizadas as ferramentas SPSS e Excel a fim de comparar perfis e visões de estágio entre os alunos. A idade média dos respondentes é de 24 anos e 65% são do sexo feminino. Com as análises, verificou-se que os alunos consideram a prática do estágio como positiva porque é um período de aprendizado que permite experimentação de diferentes áreas profissionais. Os respondentes já realizaram em média 2 estágios e percebeu-se que a maior parte (66%) nunca trabalhou como efetivo antes de estagiar.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, since the 1990s, with the expansion of higher education placements, internships became more important as a form of professional insertion of students, at the same time as they are treated by some organizations as a temporary form of contract. This work is a sequel of a research that begun in 2012, when it’s author was a Scientific Initiation intern at UFRGS’s Business School. The purpose of this study is to determine the criteria used in choosing the vacancy, to identify the profile of Administration students who seek non-compulsory internships during the course and the reasons why they do it, comparing the results obtained in the research in 2012, in order to notice how much the internship market has changed in the last 5 years.To conduct the research, an online questionnaire was developed, containing questions that involved an overview of the internship in society, reasons for the search for itand selection criterion, and information about the respondent's profile. The target audience was the students of Administration of Institutions of Higher Education of the Metropolitan Region of Porto Alegre. 225 students from 5 educational institutions participated in the study. In order to perform the analysis, SPSS and Excel tools were used to compare profiles and internship visions among students. The average age of respondents is 24 years and 65% are female. From analyzes, it was verified that the students consider the internship practice as positive because it is a learning period that allows experimentation of different professional areas. Respondents already performed on average 2 internships and it was noticed that most of them (66%) never worked as signed employee before interning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessional integrationen
dc.subjectManagementen
dc.titleRazões para procura e critérios de escolha do estágio pelos estudantes de administração da grande Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064733pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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