Práticas parentais positivas em famílias adotivas : estudo de casos múltiplos
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo investigou, primordialmente, as práticas parentais positivas em famílias adotivas, através do método de estudos de casos múltiplos. Para tal, foi utilizado o instrumento PICCOLO® (Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes). Também foi investigado o desenvolvimento infantil, através do IDADI (Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil), bem como sua associação com as práticas parentais e formas de aprimoramento através da ...
Este estudo investigou, primordialmente, as práticas parentais positivas em famílias adotivas, através do método de estudos de casos múltiplos. Para tal, foi utilizado o instrumento PICCOLO® (Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes). Também foi investigado o desenvolvimento infantil, através do IDADI (Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil), bem como sua associação com as práticas parentais e formas de aprimoramento através da influência entre as duas variáveis. De forma qualitativa, o estudo também buscou entender a satisfação com a parentalidade, a motivação dos pais em relação à adoção e informações sobre a história de vida pregressa da criança. Participaram desse estudo mães adotivas com idades entre 35 e 47 anos e escolaridades entre ensino médio completo e pós-graduação completa. As crianças contaram com uma faixa etária entre um ano e meio e cinco anos de idade. O estudo encontrou que as mães adotivas participantes da pesquisa, de forma geral, têm como ponto forte na interação parental a dimensão de responsividade, enquanto tendem a apresentar rebaixamentos na dimensão de ensinamento. Os índices de desenvolvimento infantil aparecem, em sua maioria, como medianos, indicando bons níveis de saúde das crianças estudadas. Para finalizar, o estudo também sugere formas de aprimoramento das práticas parentais e estimulação do desenvolvimento infantil a partir dos pontos fortes do comportamento parental apresentado pelas mães adotivas, baseando-se no entendimento teórico de Roggman et al. (2013), autores do PICCOLO®. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License