As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoss, Ramayanna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T02:26:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178468 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001066128 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1114)