Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorHoss, Ramayannapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:26:41Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178468pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAs aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples